Petra, recentemente, foi escolhida como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Localizada na Jordânia, país situado no Oriente Médio, entre o Iraque e o Golfo de Aqaba. Não tão moderna quanto o seu mais recente título, ela tem história remota datada de mais de mil anos antes de Cristo.
Ocupada, ao longo do tempo, por Persas, Hebreus e Romanos, Petra era uma importante cidade nas rotas comerciais entre África e Ásia. Porém, após dois imensos terremotos, grande parte de suas construções foram destruídas, o que não mais permitiu a cidade se recuperar.
O grande destaque da cidade é, na verdade, os prédios escavados nas rochas ao redor do local. Com complexos sistemas de túneis e câmaras de água, os nabateus transformaram a árida região em um centro vivo. Contava até com um teatro construído à imagem dos modelos greco-romanos, com capacidade para até 4 mil pessoas.
A fachada da cidade tem 42 metros de altura e 30 de largura. Para os cinéfilos de plantão, o prédio da Câmara do Tesouro foi utilizado como cenário no filme Indiana Jones e a Última Cruzada, representando o último lugar de repouso do Santo Graal, no Vale da Lua Crescente. Também já foi cenário das aventuras do repórter aventureiro, TinTim, famoso das histórias em quadrinhos do quadrinista belga Hergé e dos desenhos da TV Cultura.
Em 1985, a cidade foi decretada como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO. Em 2004, o governo da Jordânia fez um acordo com uma empresa inglesa para a construção de uma estrada que facilitasse o acesso a Petra, tanto de pesquisadores, quanto de turistas.
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Petra
Nenhum comentário:
Postar um comentário