...e assim caminha a humanidade...

"Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingí-la." (Salvador Dali)
"Et quacumque viam dederit fortuna sequamur." (Virgílio)
"Always think about a coloured tequila sunrise life." (Felipe Edlinger)
"Foda-se a balada, o que importa é a companhia." (Felipe Edlinger)
______________________________________________________________

sábado, 19 de julho de 2008

[MovRev] Kung Fu Panda

(Kung Fu Panda)

Dirigido por Mark Osborne & John Stevenson

Parece que a DreamWorks vai continuar com a tarefa de desafiar a Disney, eterna manda-chuva dos desenhos animados, que perdeu o posto de primeira absoluta quando um certo ogro verde, criado pela então empresa de Spielberg, lhe "roubou" o primeiro Oscar de melhor animação. Com produções cada vez mais primorosas e descartando o estilo tradicional de contos-de-fadas da rival, a DreamWorks, a cada ano que passa, emplaca mais e mais sucessos de bilheterias e críticas. Será que ano que vem o Oscar novamente vai ser entregue nas mãos dos rivais do Sr. Walt? Talvez sim, talvez não, afinal de contas, Wall-E é a grande aposta de todos os especialistas que, mesmo não conseguindo abrir grande distância deste Kung Fu Panda, tem uma história muito mais "oscarizável".

Esta é a história de um urso panda preguiçoso, bonachão e desleixado chamado Po (Jack Black). Ele vive sonhando com um mundo de artes marciais, lutando kung fu todos os dias, porém, a realidade é muito diferente quando ele acorda e se vê trabalhando na loja de macarrão de seu pai. Acidentalmente, ele é escolhido, por um mestre ancião, como o futuro Dragão Guerreiro, que, ao lado dos Cinco Furiosos, guerreiros do kung fu treinados pelo mestre Shifu (Dustin Hoffman), irá proteger a todos do vale onde moram, contra as ameaças externas. Porém, o furioso leopardo das neves Tai Lung (Ian McShane) foge de sua prisão e vai ao encontro de Shifu, seu antigo mestre, para um acerto de contas. Enquanto a ameaça se aproxima, cabe ao antigo mestre quebrar seus próprios paradigmas e treinar Po para ser o verdadeiro Dragão Guerreiro. E cabe ao estabanado urso panda acreditar que tem capacidade de se tornar o maior de todos.

Kung Fu Panda é um filme hilário, sem apelar para as besteiradas de sempre, utilizadas em filmes recentes de animação computadorizada, como a trilogia Shrek. E ainda conta com uma porção de frases de efeito pra dar o toque "didático" a produção. E isso não diminui em nada a diversão, principalmente porque são proferidas pelo mestretartaruga Oogway, interpretado por Randall Duk Kim, de um jeito cheio de leseira e sem pressa.

Esta é uma produção primorosa em todos os aspectos. Dos detalhes perfeitos da modelagem dos personagens, com a pelagem perfeita dos animais, passando pelas substâncias e partículas despejadas durante a trama pela tela toda, e culminando na animação em si de cada um dos personagens, com seus diferentes estilos de luta. Um show de efeitos especiais.

A paisagem é tão bonita que é digna de Oscar de Melhor Fotografia, de tão perfeitas que são as panorâmicas e os cenários do filme.

Boa parte do destaque vai, mesmo, para os personagens carismáticos e simpáticos, liderados pelo sisudo Shifu, um panda vermelho interpretado pelo grande Dustin Hoffman, como mestre de Po. De perto, vêm Jackie Chan no papel do Macaco, Seth Rogen como Louva-Deus e Lucy Liu como Víbora.

Angelina Jolie consegue ser sensual até mesmo quando dupla, em uma animação, uma Tigresa, expert em artes marciais, e, inicialmente, a maior opositora a idéia de Po ser o grande Dragão Guerreiro. E para falar a verdade, alguém aí já pensou em um animal melhor para ela?

Mas o grande destaque, como normalmente acontece, vai mesmo para Jack Black, que está ótimo como o personagem principal, o urso panda Po. Aqui ele é ele mesmo, como já fez em comédias como O Amor é Cego, Orange County - Correndo Atrás do Diploma e Escola do Rock. Ele continua sendo o gordinho bonachão, exatamente transcrito para seu personagem deste filme, que, na verdade, é a versão animada de seu Ignácio, do adorável Nacho Libre.

Como não pode deixar de ser, a dublagem brazuca, uma das melhores do mundo, inclusive, provou mais uma vez que é primorosa e que, muitas vezes fica até melhor do que o original, como aconteceu em Procurando Nemo e em Shrek. Destaque para Lúcio Mauro Filho, o Tuco da tele-série A Grande Família, que, a cada dia, vem conquistando seu espaço no mundo do entretenimento, e não apenas com seus personagens já conhecidos. Destaque também para a sensual Juliana Paes, que dubla a personagem Tigresa, à altura da original de Angelina Jolie.

Kung Fu Panda é um filme de luta das antigas, sem muitas firulas e efeitos mirabolantes. Diz a lenda que as coreografias são baseadas em golpes e técnicas existentes no mundo real do kung fu, como os cinco estilos de luta representados na produção: macaco, louva-deus, tigresa, víbora e garça. Ok, panda não! =)
As cenas de luta são grandiosas e de empolgar até o mais incrédulo em filmes de artes marciais e, principalmente, animações de bichinhos.

O diretor Mark Osborne não tem lá grandes experiências na cadeira de direção, tendo estado restrito, até o momento, a filmes para televisão, séries e curta-metragens. Por outro ado, um cara de responsa e batalhador é John Stevenson, co-diretor do filme. Apesar de ter dirigido apenas quatro episódios da rápida série animada Father of the Pride, ele tem experiência de sobra no ramo da animação, tendo trabalhado como diretor de arte no antigo desenho De Volta para o Futuro, baseado no filme homônimo, além de ter feito parte do departamento de animação de Shrek e do departamento de arte de vários outros filmes da DreamWorks, como Spirit, Sinbad, Shrek 2 e Madagascar. Para virar fã do camarada, ele ainda participou, no comecinho de carreira, do desenvolvimento visual de A Pequena Loja dos Horrores, com Rick Moranis, e Labirinto, com David Bowie.

Se na direção o trabalho foi primoroso, no roteiro aconteceu o mesmo, com a dupla Jonathan Aibel e Glenn Berger, que trabalham juntos desde 1995, quando realizaram o primeiro trabalho como profissionais.

Maciçamente divulgado nos cinemas, com teasers, trailers, spots e featurettes exibidos antes dos outros filmes, Kung Fu Panda tem cara de quem vai virar uma franquia, como a própria trilogia Shrek (que virará, na verdade, uma "pentalogia"), com, quem sabe, mais uma ou duas continuações pela frente.

Bacana mesmo é escutar a criançada gargalhando durante a apresentação do trailer de Madagascar 2 (ao som de "eu me remexo muito") e ainda mais com as peripécias de Po.

Apesar de ser um filme engraçadíssimo para as crianças, garante fácil a diversão dos adultos, um ,porque nos permite ver os pimpolhos se esbaldando e "rachando o bico" e dois, porque nos permite voltar a ser como eles, mesmo que por rápidos 90 minutos. Um programaço, com ou sem filhos!

Nota: 8.5/10

Direção: Mark Osborne & John Stevenson
Roteiro: Jonathan Aibel & Glenn Berger
Elenco: Jack Black & Dustin Hoffman & Angelina Jolie & Ian McShane & Jackie Chan & Seth Rogen & Lucy Liu
Estréia: Julho de 2008
Gênero: Comédia & Animação
Duração: 92 minutos
Distribuidora: Paramount Pictures
______________________________________________________________

por Felipe Edlinger
19 de julho de 2008
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Powered By Blogger