
Dirigido por Jon Hurwitz & Hayden Schlossberg
Quem assistiu o primeiro filme de Harold e Kumar, com certeza vai se divertir com este aqui. Apesar do título óbvio e idiota (até porque o filme não se passa em uma única madrugada como o primeiro), ele tem a mesma essência de Harold & Kumar Go to White Castle.
Esta produção foi realizada apenas devido ao enorme e inesperado sucesso do filme de 2004, com seus absurdos, situações politicamente incorretíssimas (que são ainda mais ultrajantes neste aqui) e protagonistas simpáticos e sem noção de nada.
Depois da odisséia do filme anterior, em que Harold (John Cho) e Kumar (Kal Penn) fazem de tudo durante uma madrugada toda, apenas para chegar a lanchonete White Castle mais próxima, devido à uma promoção, Harold finalmente se declara a sua paixão, Maria (Paula Garcés), que está de viagem para Amsterdam, Holanda. Então, Harold e Kumar decidem ir atrás dela para uma semana de doideira e insanidade na capital européia das drogas e da prostituição.
Porém, em pleno vôo, Kumar, maconheiro inveterado (ou seria invertebrado?), resolve fumar um baseado com sua "bomba" improvisada. Eis que, ao pronunciar a palavra "bomba", ele e o amigo são confundidos com terroristas e são mandados diretamente para Guantánamo Bay, prisão americana em Cuba. Ao escapar da prisão, por uma imensa sorte, eles conseguem sair da ilha de Fidel e retornar aos Estados Unidos. Finalmente, iniciam uma outra odisséia, desta vez para tentar limpar seus nomes frente as autoridades da terra de Tio Sam.
Muitos dos personagens do filme anterior retornam e dão o ar da graça, porém, em sua maioria ,em pequenas pontas, como Goldstein (David Krumholtz) e Rosenberg (Eddie Kaye Thomas). A paixão de Harold, Maria também aparece, mas quem rouba a cena novamente é Neil Patrick Harris, como ele mesmo, só que de maneira bem mais alucinada (a cena do unicórnio é ótima!). De qualquer maneira, todos tomam parte da trama que explicita a neurose dos americanos com a "febre" do momento, os ataques e ameaças terroristas.
As piadas são engraçadíssimas, mesmo que extremamente inadequadas para um público mais novo, ou até mais velho. Muitas podem até ser consideradas de mau gosto mas, mesmo assim, são o carro-chefe (bem sucedido) da produção. E quanto falo de mau gosto, enquadrem piadas escatológicas, racistas e alucionógenas. (!)
A produção, também como o filme anterior, não se leva muito a sério e, para nossa felicidade, nos induz a fazer o mesmo, o que aumenta, em muito, o prazer descompromissado de ver uma obra como esta.
É verdade que o filme não é tão bom quanto o original, mas John Cho e Kal Penn conseguem encarnar novamente os "idiotas" de Madrugada Muito Louca, desta vez envolvidos em um incidente nacional. Tiram sarro de todos os costumes americanos, inclusive do próprio governo (mais evidente e escrachado, impossível). Eles conseguem entreter não apenas os norte-americanos que têm um mínimo de bom senso e auto-crítica, mas como toda a audiência mundial, principalmente por tirar sarro dos yankees. É digno de gargalhadas e comentários entre os amigos, talvez a razão do grande sucesso do anterior.
John Cho já tem uma carreira longa, de mais de 10 anos e 50 produções entre cinema e TV, sendo mais conhecido como o John, de American Pie, que babava ao ver a mãe de Stifler, personagem de Seann William Scott. Focado em comédias, sempre ficou recalcado como um mero coadjuvante, muitas vezes, como apenas um ponta, situação que mudou com o primeiro Harold & Kumar. Também fez algumas produções dramáticas, como o ótimo Better Luck Tomorrow, filme da MTV americana e West 32nd. Kal Penn tem as mesmas características para comédia, o que faz notoriamente bem, com destaque para O Rei da Festa (Van Wilder), com a estréia de Ryan Reynolds como protagonista. Por outro lado, ainda participou de Superman - O Retorno e Nome de Família.
O diretor e roteirista Jon Hurwitz parece ter uma mão boa para este tipo de comédia, uma vez que em Madrugada Muito Louca ele estreou no roteiro e aqui ele estréia na direção, além de, novamente, assinar o roteiro. Um futuro promissor.
De idiota para idiota, um filme que vale a pena!
Nota: 6.5/10
Direção: Jon Hurwitz & Hayden Schlossberg
Roteiro: Jon Hurwitz & Hayden Schlossberg
Elenco: John Cho & Kal Penn & Neil Patrick Harris & Danneel Harris & Rob Corddry
Estréia: Abril de 2008
Gênero: Comédia & Aventura
Duração: 100 minutos
Distribuidora: New Line Cinema
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
20 de julho de 2008
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
20 de julho de 2008
______________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário