
Dirigido por Jon Favreau
É sempre um prazer assistir as adaptações para cinema das obras do escritor infantil Chris Van Allsburg. Especializado em livros de histórias simples, com pouco texto, mas ricamente ilustrados (premiado com a medalha Caldecott por melhor trabalho infantil por Jumanji e O Expresso Polar), três de seus mais de vinte livros ganharam ótimas transcrições para o cinema, com exacerbada produção e merecido sucesso entre as crianças.
Jumanji (1981), um dos primeiros livros do escritor, ganhou vida nas telonas em 1995, co Robbin Williams no papel principal de Alan Parrish e uma jovem Kirsten Dunst, como Judy Shepherd. Apesar de O Expresso Polar ter sido escrito quatro anos depois, em 1985, a adaptação somente se tornou real na fantástica aventura criada com captura de movimentos e estrelada por Tom Hanks, quase vinte anos depois, em 2004. E este Zathura, um dos livros mais novos de Chris, lançado em 2002, ganhou sua versão live-action, rapidamente, em 2005.
Um dos fatores que tornam essas adaptações tão especiais e bem sucedidas é o fato de os livrvos de Chris Van Allsburg apresentarem aventuras inacreditáveis e, ao mesmo tempo, serem escritos para crianças. Ou seja, nada de histórias complicadas, grandes descrições e longos textos; simplesmente, o necessário para tornar a história atraente para o seu público-alvo. Quando os livros são adaptados, a liberdade do roteiro e da produção é muito maior do que as adaptações de obras como Harry Potter e O Senhor dos Anéis, que contam com um nível de detalhamento muito maior do que o que é visto aqui, gerando cortes de informações e a padrão resposta de desaprovação dos fãs mais ferrenhos.
Danny (Jonah Bobo) e Walter (Josh Hutcherson) são dois irmãos que nunca se entendem e vivem disputando a atenção do pai (Tim Robbins), recém separado. Sempre prontos para brigarem, eles conseguem um mínimo de cooperação para jogarem um antigo jogo de tabuleiro, encontrado por Danny, chamado Zathura. Zathura é, na verdade, um passatempo diferente, um jogo que, conforme os jogadores vão avançando as casas, vai modificando o ambiente ao redor deles. No início do jogo, a casa de Danny e Walter é transportada para o espaço sideral, onde eles terão que lidar com monstros alienígenas, salvar um astronauta perdido (Dax Shepard) e tentar, à todo custo, voltar para casa.
Com possibilidades criativas mais amplas, o trabalho do experiente roteirista David Koepp, que também já fez bons trabalhos na direção, como o surpreendente Ecos do Além, ganha as dimensões que seu trabalho merece. Vindo de uma série de bons trabalhos, entre eles Jurassic Park, Missão: Impossível, Spider-Man, Guerra dos Mundos e o mais novo Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, ele desenvolve os textos do escritor em um roteiro inventivo e aventuresco.
O mesmo pode se dizer de Jon Favreau, que aqui faz o papel de diretor. Um natural multi-talentos, ele também é ator, produtor e roteirista, e iniciou sua trajetória com o bacana Swingers - Curtindo a Noite, que acabou virando cult movie, com méritos. Melhorando suas técnicas, ele passou pela comédia de O Elfo, com Will Ferrell, pela aventura neste Zathura - Uma Aventura Espacial, e chegou ao seu ápice com a ação incessante de Homem de Ferro, sucesso do verão americano deste ano. Isso, sem deixar de atuar, produzir e escrever.
Os atores mirins mandam bem e se sentem muito à vontade protagonizando a odisséia galáctica. Josh Hutcherson já demonstra ser um ator de talento aos 16 anos, depois de produções bacanas como ABC do Amor e Ponte para Terabithia. Mesmo não sendo um Freddie Highmore, o garoto ainda vai longe. Jonah Bobo, seu irmão no filme, é a simpatia em pessoa com seu jeito inocente de irmão mais novo. A bela Kristen Stewart, em plenos 18 anos, adicionou um jeito adolescente rebelde a fita, a la Avril Lavigne. Depois de ter co-estrelado Quarto do Pânico com a tarimbada Joddie Foster, ela vem sendo presença constante como coadjuvante em uma série de produções e, a partir de 2008, começa a protagonizar alguns filmes. No time dos experientes, Tim Robbins, como o pai das crianças, e Dax Shepard, como o astronauta em pergio, completam o time. Curiosidade para a presença do eterno Mestre Yoda, Frank Oz, dublando um robô.
Zathura - Uma Aventura Espacial é um programão para a família toda, em especial, para as crianças, que degustarão cada minuto da aventura. Mas, também é um prato cheio para os adultos que querem voltar, nem que seja por pouco tempo, à época inocente do mundo de aventuras imaginárias. Quem nunca fez seus próprios brinquedos ou imaginou aventuras incríveis com um simples balde de pecinhas Lego, que levante a mão. Assim como os antigos desenhos dos Muppet Babies, a imaginação e a criatividade são mais do que suficientes para desenhar e habitar um universo totalmente novo de diversão.
Nota: 6,8/10
Direção: Jon Favreau
Roteiro: David Koepp & Chris Van Allsburg
Elenco: Josh Hutcherson & Jonah Bobo & Dax Shepard & Kristen Stewart & Tim Robbins
Estréia: Janeiro de 2006
Gênero: Ação & Aventura & Fantasia
Duração: 113 minutos
Distribuidora: Columbia Pictures
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
08 de novembro de 2008
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
08 de novembro de 2008
______________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário