
Dirigido por Joel Schumacher
Eu ainda me pergunto como um cara como Joel Schumacher teve a coragem de realizar um filme como Batman & Robin. É, aquele mesmo com George Clooney pagando mico geral como o cavaleiro mascarado com os bat-mamilos e os bat-cartões de crédito. Todos crucificaram o diretor mas, se olharmos pra trás, poderemos ver que a carreira dele não é de fazer feio pra ninguém. Com exceção do referido filme de super-heróis.
Apenas para citar alguns filmes bacanas que Schumacher realizou: O Cliente e Tempo de Matar, ambos adaptados de livros de sucesso de John Grisham, 8 MM, Por um Fio, O Fantasma da Ópera. Todos filmes mais recentes mas, se garimparmos ainda mais, acharemos uma pérola que cativou muitos adolescentes na década de 1980.
Aliás, um gênero que esteve em alta na chamada década "perdida", que de perdida, ao menos para os jovens, não teve muito, foi o terror descolado, engraçado e com adolescentes nos papéis principais. São tantos exemplos, que é até pecado deixar um de fora: Os Gremlins, Um Lobisomem Americano em Londres, A Hora do Espanto (ótimo!), Evil Dead e, é claro, este Garotos Perdidos.
Garotos Perdidos é um filme sem grandes primores em efeitos especiais, mas com uma história muito bacana, com ritmo ágil e atores de bom porte para garantir a atração. Ainda mais com um slogan que encantava qualquer adolescente, que sonhava em ser uma criatura da noite, como os personagens do longa-metragem: "Durma o dia todo. Divirta-se a noite toda. Nunca envelheça. Nunca morra. É divertido ser um vampiro."
Os irmãos Michael (Jason Patric, novinho) e Sam Anderson (Corey Haim) mudam-se junto com a mãe Lucy (Dianne Wiest) para a pequena cidade de Santa Clara, na Califórnia, para morar com o avô. Deslocados, eles tentam se encaixar na vida local mas, enquanto o irmão menor. Sam, faz amizades com os donos de uma loja de gibis, o irmão mais velho, Michael, se envolver com integrantes de uma gangue local. Porém, quando Sam perceber que seu irmão está virando um vampiro, transformado pelo líder da gangue, David (Kiefer Sutherland), ele pede ajuda aos seus novos amigos, que se dizem caçadores de criaturas das trevas.
Com elenco oriundo de outros filmes adolescentes e bombando na cabeça da molecada, como Os Gremlins, Conta Comigo, Os Goonies e Sem Licença para Dirigir, a produção foi um grande sucesso nos cinemas, no vídeo e, agora, no DVD. Muitos trintões cresceram tendo esse filme como referencial de filmes de terror (junto com A Hora do Espanto) e não se cansam de assisti-lo, vez após vez.
Corey Feldman era uma das figurinhas carimbadas da época, marcando presença em, praticamente, todo filme bacana de aventuras que era lançado. Jason Patric, apesar de mais velho, encarou bem o papel do quase adulto transformado em vampiro. O personagem de Corey Haim, ator de outros pequenos clássicos, também, praticamente reprisava o Mikey Wash, de Sean Astin, de Os Goonies. para completar o elenco jovem, Kiefer Sutherland, ainda novinho, dá o ar da graça como o líder da gangue de vampiros, mostrando o quanto pode ser bacana ser um ser da noite. Um conjunto de atores que era um deleite para a criançada, fazendo com que muitos se vissem nos papéis dos personagens.
O clima sombrio, assim como visto nas outras produções citadas, consegue passar aquele frio na barriga, que tanto gostamos de sentir quando vemos uma produção do gênero. porém, a descontração da trama e dos personagens, comum entre as produções da década, garantia um ar mais despreocupado que faziam com que os pais não se importassem tanto e com que as crianças que assistiam os filmes não ficassem tão impressionadas. Talvez faça parte dos primeiros exemplos de terrir (terror + comédia) que surgiram.
Nada de terror declarado, sangue ou cenas horrendas, muito pelo contrário, apenas algo lendário que meche com a imaginação da molecada e do imaginário popular. Infelizmente, a tão esperada (20 anos) continuação, que conta, inclusive, com Corey Feldman no elenco, foi lançada diretamente para vídeo e não merece ser visto nem pelo mais fervorosos dos fãs. Uma pena.
Nota: 7.5/10
Direção: Joel Schumacher
Roteiro: Janice Fischer & James Jeremias
Elenco: Jason Patric & Corey Haim & Dianne Wiest & Kiefer Sutherland & Corey Feldman & Edward Herrmann & Barnard Hughes
Estréia: Julho de 1987
Gênero: Comédia & Horror
Duração: 97 minutos
Distribuidora: Warner Bros. Pictures
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
08 de agosto de 2008
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
08 de agosto de 2008
______________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário