...e assim caminha a humanidade...

"Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingí-la." (Salvador Dali)
"Et quacumque viam dederit fortuna sequamur." (Virgílio)
"Always think about a coloured tequila sunrise life." (Felipe Edlinger)
"Foda-se a balada, o que importa é a companhia." (Felipe Edlinger)
______________________________________________________________

domingo, 22 de junho de 2008

[MovRev] Todo Mundo em Pânico

(Scary Movie)

Dirigido por Kenne Ivory Wayans

Quando as comédias pareciam ter chegado ao fim de todas as fórmulas, eis que os Irmãos Wayans deram uma grande boa dentro e reviveram o gênero de paródia de filmes de sucesso, com algo original e apenas um objetivo: sacanear os filmes de suspense dirigidos ao público adolescente.

O filme é uma coleção de situações non-sense e muito engraçadas que fizeram com que os espectadores entrassem rindo nos cinemas e saíssem gargalhando das salas, gargalhadas que se mantinham por dias a fio pela simples lembrança das piadas.

As piadas são dirigidas, é claro, a quem já assistiu todos os outros filmes de terror e suspense da época, como Eu Seu o que Vocês Fizeram no Verão Passado, Pânico e O Sexto Sentido, uma vez que se trata de uma paródia. Além das referências cinematográficas, ainda há espaço para piadas com o cotidiano dos americanos, que pouco brasileiros poderiam entender, como a série de comerciais da Budweiser, com o "wazzzup?" ao telefone. As sacanagens rendem até referência a Matrix, grande êxito dos cinemas no ano anterior ao lançamento dessa produção dos Wayans.

Algumas cenas tornaram-se antológicas para o gênero, como a de Carmen Electra correndo do assassino de calcinha e sutiã, sendo molhada pelos irrigadores de jardim, ou ainda a de Anna Faris gritando "o que você está esperando?", fala de Pânico enquanto um suicida tenta se decidir entre descer do telhado ou se atirar de lá (eventualmente, ele se atira).

Não espere nada coeso ou um roteiro adequado, tanto que não vale nem a pena tentar explicar o enredo do filme. Basta dizer que é uma compilação dos melhores momentos de produções de terror adolescente e que todos esses momentos são distorcidos e sacaneados, descaradamente.

A produção gerou inúmeros "admiradores" e cópias quase literais. Algumas razoáveis, outros sofríveis, como o contemporâneo Histeria - Entre em Pânico se você sabe o que eu fiz na última sexta-feira 13 (ufa!), mas nenhuma tão boa quanto a original.

Anna Faris viria a ser a estrela da série, estando presente em todos os 4 filmes já lançados e no quinto ainda a estrear, com direito a presença na série Friends, como Erica, mãe dos gêmeos de Chandler e Mônica. Alguns atores de "peso", com certa experiência em Hollywood, completam o elenco, como Dave Sheridan, Regina Hall, Shannon Elizabeth, John Abrahams, Carmen Electra e até os próprios irmãos Shawn Wayans e Marlon Wayans. Todos viriam a se enveredar pelo ramo da comédia pastelão, sem estabelecerem grandes carreiras no cinema, com exceção da própria Faris e dos Irmãos Wayans.

O diretor Keenen Ivory Wayans, irmão dos dois atores Shawn e Marlon, já dirigiu e produziu uma série de filmes de família, entre eles, Todo Mundo em Pânico 1 e 2, As Branquelas e O Pequenino.

A família em si é um sucesso no que se trata de comédias duvidosas. Eles já estrelavam, no começo da carreira, a série The Wayans Brothers, que durou 5 anos. Auto-suficientes, eles escrevem, dirigem e produzem suas produções, além de atuar nelas, que normalmente obtêm repercussão considerável nas bilheterias, mesmo quando se tratam de besterias homéricas, como As Branquelas e O Pequenino. Por outro lado, filmes bacaninhas, como Sem Sentido e O Sexto Homem, garantem a simpatia de seus trabalhos. Uma pena que a mesma originalidade não tenha perdurado pelos demais filmes da série.

Nota: 7/10
______________________________________________________________

por Felipe Edlinger
22 de junho de 2008
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Powered By Blogger