...e assim caminha a humanidade...

"Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingí-la." (Salvador Dali)
"Et quacumque viam dederit fortuna sequamur." (Virgílio)
"Always think about a coloured tequila sunrise life." (Felipe Edlinger)
"Foda-se a balada, o que importa é a companhia." (Felipe Edlinger)
______________________________________________________________

quinta-feira, 6 de março de 2008

[MovRev] Escola de Rock

(School of Rock)

Directed by Richard Linklater

Qualquer filme com Jack Black já tem meu voto de confiança para ser eleito como um bom filme e, provavelmente, cult, cool, bacana, ou qualquer outro adjetivo para alguma coisa que gostamos e que sempre queremos rever e contar e indicar aos nossos amigos.

Apesar de uma carreira extensa com mais de 70 filmes, Jack Black apareceu realmente como o Barry de Alta Fidelidade, com John Cusack, baseado no romance homônimo de Nick Hornby. A partir daí, construiu uma carreira sólida com filmes como Orange County - Correndo Atrás do Diploma, King Kong, O Amor é Cego, Nacho Libre (meu favorito), O Amor Não Tira Férias, entre tantos outros.

Seus personagens são sempre marcantes, com gags típicas de cada arquétipo que ele cria para as produções nas quais se envolve. Com senso de humor legítimo e original, muitas vezes ácido irônico e sarcástico, ele consegue, com seu carisma, um espaço cativo junto ao seu público. Ponto pra ele.

Somado ao experiente diretor Richard Linklater, que domina as técnicas de direção e entregou alguns filmes já cult, também, como Jovens, Loucos e Rebeldes, Antes do Amanhecer, Antes do Pôr do Sol, A Scanner Darkly, entre outros, conseguem colocar comédia simpática e honesta em um roteiro bacaninha com história simples e facilmente digerível pelo grande público.

Dewey Finn (Jack Black) é um roqueiro aficcionado, que é expulso de sua própria banda de rock. Revoltado, não consegue grana para pagar sua parte do aluguel, porém vive como um vagabundo que dorme o dia todo, anda sem tomar banho e não faz nada para mudar de vida. Quando ligam para convocar seu amigo e colega de apartamento, Ned Schneebly (Mike White) para ser professor substituto em uma escola tradicional, ele resolve tomar o lugar do amigo para fazer algum dinheiro. Lá descobre pequenos talentos para a música e resolver montar sua própria banda de rock 'n' roll com as crianças que deveria educar.

O personagem escrotão e criança de Jack Black conquista o coração de qualquer um com seu estilo debochado e bonachão de ser. Folgado ao extremo, e muito vagabundo, ele tem o poder de cativar a audiência mesmo sendo um idiota total. E são poucos os atores que podem se dar ao luxo de ter tamanho talento para comédia.

As cenas de ensaios musicais são o máximo e nos fazem ter vontade de sair tocando todos os instrumentos musicais por aí a fora. Guitarra, baixo, teclados, bateria. A empolgação de Black realmente cativa a todos, uma vez que ele mesmo é músico na sua banda de rock Tenacious D; suas caras e bocas deixam claro que ele se diverte enquanto trabalha.

Todas as crianças, na faixa de 10 a 12 anos, surpreendem na atuação e transbordam talento, sem contar que todos são músicos de verdade e tocam seus instrumentos de maneira extraordinária. Destaque para Miranda Cosgrove, a mandona estudadente Summer que faz o papel de empresária da banda, Brian Falduto, o aluno com algumas tendências suspeitas, que vira o estilista do grupo, e Maryam Hassan, uma das back vocals da turma, que tem uma voz incrível e poderosa para uma criança de 10 anos.

O filme é, praticamente, uma aula de música e história da música, de Led Zeppelin à Steve Nicks, de produção à efeitos especiais e estrutura de uma banda de rock. Groupies, seguranças, back vocals, técnicos de efeitos, estilista.

Como coadjuvante, Joan Cusack faz o papel de Rosalie Mullins, diretora da escola, que é vista por todos como uma ditadora repressora. E é preciso apenas Jack Black para derreter todo o gelo e colocar a catedrática professora para dançar e relaxar ao som de rock 'n' roll.

A coleção de músicas é, com certa obviedade devido ao tema, um dos pontos altos deste filme com musicalidade a flor da pele. Estão presentes clássicos como The Who, The Doors, Led Zeppelin, T-Rex, Cream, The Ramones, No Vacancy e Steve Nicks, a favorita do personagem de Joan Cusack, com Edge of Seventeen. Além deles, ainda cumprem tabela novos talentos, como The Darkness e The Black Keys.

Uma comédia para animar a galera e encher o coração de alegria e, acima de tudo, a alma com a chama do rock 'n' roll. Com direito a mosh de Jack Black e tudo o mais.

Nota: 7.5/10

Felipe Edlinger
06 de março de 2008

Nenhum comentário:

Powered By Blogger