...e assim caminha a humanidade...

"Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingí-la." (Salvador Dali)
"Et quacumque viam dederit fortuna sequamur." (Virgílio)
"Always think about a coloured tequila sunrise life." (Felipe Edlinger)
"Foda-se a balada, o que importa é a companhia." (Felipe Edlinger)
______________________________________________________________

domingo, 13 de julho de 2008

[MovRev] The Final Season

(The Final Season)

Dirigido por David M. Evans

Nós, brasileiros, gostamos de futebol, e ponto. Ainda existem alguns que gostam de vôlei, Fórmula 1, basquetebol, até hockey no gelo e futebol americano. E todos esses esportes, nós conseguimos compreender sem maiores complicações. Porém, não é o mesmo que ocorre com o baseball, que é praticamente desconhecido do grande público, em terras tupiniquins.

É por isso que The Final Season, um filme sobre os princípios e o prazer do jogo de baseball não tem vez por aqui. Não porque ele não seja bem feito, mas porque fique muito no campo técnico, o que faz com percamos grande parte do enredo. Exatamente ao contrário do que ocorre com outros do gênero, muito mais bem recebidos por aqui, como Campos dos Sonhos, Uma Equipe Muito Especial e até Amor em Jogo.

A opinião que está sendo transcrita aqui é, em geral, de alguém que tentou entender o que se passa com o jogo, mas que não conseguiu.

Quando a escola municipal da cidade de Norway, no interior do estado americano do Iowa, está a beira de uma fusão com o colégio da cidade vizinha de Madison, uma significante crise atinge a cidade: o futuro do time de baseball local. Campeões estaduais por 19 vezes nos últimos 24 anos, o time é a razão de viver de quase todos os 600 habitantes da cidade. Porém, com a fusão certa, o lendário treinador do time, Jim Van Scoyoc (Powers Boothe) precisa sair, dando lugar ao novo treinador e amigo, Kent Stock (Sean Astin). Com a saída de alguns veteranos do time colegial, Kent tem em mãos a última temporada do time da capital do baseball no estado. Resta saber se, mesmo sendo novato no comando dos garotos e sem grandes destaques na equipe, ele conseguirá garantir o último êxito do esporte na história da cidade.

Baseado em fatos reais, sobre o time de Norway de 1990/1991, o filme é um típico filme americano de superação, de garra e de amor pelo esporte, como já visto em Coach Carter, The Mighty Ducks, Duelo de Titãs, Um Domingo Qualquer, entre tantos outros. Porém, um pouco mais água com açúcar e, em certo ponto, insosso.

A trama é deveras corrida, sem bons pontos de ligação entre as diversas partes do filme, o que pode deixar o espectador perdido. Não é bem dirigido, apesar de não requisitar grandes técnicas.

Sean Astin, cada vez mais rechonchudo, apesar de ter tido uma grande alavancagem na carreira, depois de seu retorno na trilogia de O Senhor dos Anéis, ainda não conseguiu achar direito seu lugar. Ao menos, é o que mostra aqui. Deslocado do começo ao fim, não convence como o treinador novato que se importa do fundo do coração com a tradição do esporte de uma cidade do interior. Não demonstra o mesmo carisma que o tornou sensação à época de Os Goonies e, mais recentemente (quase 20 anos depois), na trilogia de Frodo e o Um Anel.

Ao menos, podemos ver a sempre gracinha Rachel Leigh Cook, que vem trabalhando bastante nos últimos anos, mesmo sem emplacar grandes sucessos.

E ainda tem o lado do esporte desconhecido por nós, brazucas. Isso apenas colabora para que a trama se torne um tanto quanto enfadonha e cansativa, que tenta transformar em drama algumas partidas de baseball que, para a grande maioria de nós, não tem graça. Não tem aquele golaço de placa, ou uma cesta de três pontos no final do jogo, ou ainda aquela ultrapassagem espetacular em uma corrida de recuperação. Provavelmente, sairá direto para vídeo. Se sair.

Nota: 4/10

Direção: David M. Evans
Roteiro: Art D'Alessandro & James Grayford
Elenco: Sean Astin & Powers Boothe & Jesse Henecke & Rachael Leigh Cook
Estréia: Outubro de 2007
Gênero: Drama
Duração: 119 minutos
Companhia: Final Partners & Fobia Films LLC
______________________________________________________________

por Felipe Edlinger
13 de julho de 2008
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Powered By Blogger