
Dirigido por Dominic Sena
Nic, Nic, Nic. O que há de errado com você? Um ator de qualidade e competência para estrelar filmes de sucesso que cisma em tentar fazer filmes cool para um público mais abrangente e que, vira e mexe se mete em produções caras e ineficazes. A lista é longa, em especial os mais recentes, como O Sacrifício, Motoqueiro Fantasma e O Vidente. E como não poderia deixar de ser, esta refilmagem do filme de H.B. Halicki, de 1974.
Nicolas Cage é Randall "Memphis" Raines, um especialista em roubo de carros que está afastado da cidade há seis anos. Porém, quando seu irmão Kip Raines (Giovani Ribisi, sem graça alguma), enroscado até o pescoço com um novo mafioso do pedaço, precisa de ajuda, ele corre em seu auxílio e deixa a aposentadoria de lado. Para salvar a pele do irmão, ele tem que conseguir uma façanha enorme, mesmo para o maior ladrão de carros de todos os tempos: roubar 50 carros top de linha em apenas 3 dias. porém, ele não pode fazer nada sozinho e consegue reunir antigos amigos para um último trabalho.
Nicolas Cage, Giovani Ribisi, Angelina Jolie, Delroy Lindo, Timothy Oliphant, Robert Duvall. Atores de calibre grosso e uma porção de carros esportivos de encher os olhos. Não adiantou, mesmo com tantos atrativos, parece que a nova aventura de Randall Raines em uma noite não colou muito. Mesmo com ação rápida, carros em alta velocidade e perseguições de tirar o fôlego, a trama é insossa para um filme que tinha tudo para ser mais um ícone de filmes de carros.
O original consegue ser muito mais charmoso, com direção, roteiro e atuação de H.B. Halicki, que somente fez filmes de carros, que rendeu, inclusive, o roteiro desta produção atual. Coincidente e infelizmente, ele morreu em uma cena de dublês, durante as filmagens da seqüencia do 60 Segundos original, em 1989. E este aqui não tem a principal atração do primeiro, uma cena de perseguição de 40 minutos em que 93 carros são destruídos. Coisa que era (pasmem!) o principal atrativo do filme em sua estréia, três décadas atrás. Impressionante! =)
Todo o charme e atmosfera bacana que apareceu em Velozes e Furiosos (o primeiro claro, não as duas continuações meia-boca), com o carismático Vin Diesel, não aparece por aqui. Nicolas Cage com cabelos claros e arrepiados apenas não é pior do que os implantes de Motoqueiro Fantasma. Angelina Jolie, que tem tudo para ser atração em qualquer filme, está sem graça e deslocada como uma ex-namorada do personagem de Nic Cage. Até mesmo Vinnie Jones, ex-jogador bruto de futebol que despontou nos filmes do inglês Guy Ritchie, marido da Madonna, não consegue o mesmo ar bacana e descolado de suas "performances" anteriores. E Timothy Oliphant em um papel de mocinho é simplesmente errado; ele sempre será o anti-herói.
Dominic Sena, oriundo dos videoclipes de Janet Jackson, apesar de emplacar um filme bacana com Kalifornia, não repetiu o mesmo neste 60 Segundos. Depois dele, conseguiu um produto diferenciado com Swordfish - A Senha, de 2001. Também, com John Travolta, Hugh Jackman, Hale Berry, Don Cheadle, Sam Shepard e Vinnie Jones, o trabalho de "fazer porcaria" fica um pouco mais difícil. Mas depois deste, nada mais até agora.
O roteiro, baseado no original de H.B. Halicki, não consegue empolgar, com exceção das poucas cenas de perseguições, como a final de Nicolas Cage versus Delroy Lindo.
A trilha sonora é um dos poucos pontos que não merecem críticas, além de um comentário do tipo "excelente!". Inclui sucessos de The Cult, Moby, Groove Armada, The Chemical Brothers, Ice Cube, DMX. De rap a música eletrônica, consegue emoldurar muito bem as cenas de ação que permeiam as melhores (?) partes da trama.
O destaque, realmente, vai para os carros de Randall Raines. De Ferraris a Mercedes Benz modernosas, passando por Hummer, Jaguar e Cadillac, a coleção de máquinas é um colírio para os olhos de quem gosta de quatro rodas. A pérola é Eleanor, principal carro a ser roubado por Nicolas Cage, um Mustang Shelby GT-500, de 1967. Para tanta coisa fora do lugar, uma simples corrida dentro do clássico tesouro vale a viagem.
Nota: 4/10
Direção: Dominic Sena
Roteiro: H.B. Halicki & Scott Rosenberg
Elenco: Nicolas Cage & Giovanni Ribisi & Angelina Jolie & Delroy Lindo & Timothy Olyphant & Robert Duvall & Vinnie Jones
Estréia: Agosto de 2000
Gênero: Ação & Crime
Duração: 117 minutos
Distribuidora: Touchstone Pictures
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
27 de julho de 2008
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
27 de julho de 2008
______________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário