...e assim caminha a humanidade...

"Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingí-la." (Salvador Dali)
"Et quacumque viam dederit fortuna sequamur." (Virgílio)
"Always think about a coloured tequila sunrise life." (Felipe Edlinger)
"Foda-se a balada, o que importa é a companhia." (Felipe Edlinger)
______________________________________________________________

segunda-feira, 23 de junho de 2008

[MovRev] 30 Dias de Noite

(30 Days of Night)

Dirigido por David Slade

Baseada em uma graphic novel, escrita por Steve Niles e ilustrada eximiamente por Ben Templesmith, 30 Dias de Noite é uma história de vampiros, porém, com uma originalidade, inteligência e modernidade que não se viam há muito tempo, deixando um pouco o tradicional "chupa sangue durante o dia e esconde-se à noite" de lado para apresentar uma trama inédita.

Existe uma cidadezinha, no extremo norte do estado americano do Alasca, chamada Barrow, que serve como base para exploração de petróleo. Além da característica temperatura de -20ºC, a cidade ainda tem a peculiaridade de mergulhar na escuridão total no mês de dezembro. É neste cenário perfeito que um bando de vampiros, liderados por Marlow (Danny Huston), resolve se fartar com o sangue dos habitantes locais, sem se importar em se esconder em função do amanhecer. A única força de resistência da cidade frente os seres da noite, é a pequena força policial local, liderada pelo xerife Eben Oleson (Josh Hartnett) e sua esposa Stella (Melissa George). Ao longo dos 30 dias de noite, os pouco sobreviventes do massacre tentam sobreviver como podem, com fome, frio e medo, rezando para que o próximo raio de sol não tarde a chegar.

Josh Hartnett estrela esta adaptação de história em quadrinhos de primeira categoria, que inclusive supera a obra em que se baseia. Ele está mais maduro do que nunca e emplaca um personagem adulto que nada tem dos seus personagens de filmes para adolescentes, como A Prova Final e 40 Dias e 40 Noites; ele dá seqüência a sua carreira de bons filmes, como Falcão Negro em Perigo, Dália Negra, Sin City e Xeque-Mate. Além de Hartnett, o bom Ben Foster (Alpha Doc, X-Men - O Confronto Final, Os Indomáveis) faz uma ponta, pequena mas intensa, como um andarilho que deseja entrar para a gangue dos vampiros. Completam o elenco, Melissa George, como a esposa de Eben, e Danny Huston, como o vampiro Marlow.

A graphic novel de Steve Niles é curta (certa de 80 páginas), rápida e um pouco mais difícil de se entender e interpretar do que normalmente as obras do gênero são. A história é bem mais do que é mostrado no filme e boas partes dos tais 30 dias são simplesmente cortados na HQ. No filme, ao contrário do que é visto nos quadrinhos, até para se fazer um longa metragem, a história é estendida para que o clima de terror e suspense seja mais bem trabalhado, incluindo toques de terror psicológico latente.

O clima sombrio coexiste com algumas cenas dignas de cartão postal, com bela fotografia e efeitos de iluminação, contrastantes, com a palidez presente durante a grande maioria da trama.

A inserção de novos personagens a aprofundamento de, praticamente, todos os já existentes, garante o preenchimento dos muito minutos extras que a transcrição ganhou para completar seus quase 120 minutos. A exclusão de um dos personagens importante dos quadrinhos foi acertada, uma vez que ele pouco agregava a trama (leia e assista para saber quem é...). As cenas de luta foram expandidas para que a ação também fosse um chamativo do longa, o que culminou em boas coreografias e "arranca-sangues" durante boa parte do filme.

Agora, se você está pensando em vampiros tradicionais, trate de esquecer todo o glamour mostrados em muitas produções do cinema, como Drácula de Bram Stoker, Entrevista com o Vampiro, ou os antigos filmes de terror de Bela Lugosi e Vincent Price. Aqui, eles estão mais para Nosferatu, do que para Lestat: são feios, cruéis, com todos os dentes pontiagudos e nem ao menos falam inglês, são realmente criaturas das trevas e não trazem nada de belo consigo.

O diretor David Slade traz um pouco de sua experiência com videoclipes e curta-metragens para essa adaptação de história em quadrinhos, que também bebe na fonte do seu suspense de estréia, o bom Menina Má.com, com a surpreendente Ellen Page (Juno).

O autor da graphic novel, Steve Niles, assina o roteiro junto com o tarimbado Stuart Beattie, responsável, entre outros, pela série Piratas do Caribe, com Johnny Depp, e Colateral, com Tom Cruise, além de ter sido escolhido para escrever a adaptação do desenho oitentista Comandos em Ação (G. I. Joe) para o cinema.

A história em si é muito bem adaptada e transcrita para o novo tipo de mídia, o que não faz necessária a leitura da HQ original antes de ver o filme, que é compreensível por si só. Na verdade, a impressão causada é a reversa, com relação a quando um livro normalmente é adaptado para a telona. Neste caso, o produto final é melhor do que o original, em termos de história. Por outro lado, a ilustração de Ben Templesmith continua sem precedentes.

Como curiosidade, a história é seguida por Dias Sombrios e 30 Dias de Noite: Retorno à Barrow, volumes publicados pela Devir Livraria, no Brasil. Uma experiência nova e diferente das tradicionais, o que prova que sempre vale a pena buscar novos autores, sejam em bons livros ou no mundo fértil dos quadrinhos.

Nota: 8/10

Direção:
David Slade
Roteiro: Steve Niles & Stuart Beattie
Elenco: Josh Hartnett & Melissa George & Danny Huston & Ben Foster
Estréia: Dezembro de 2007
Gênero: Horror & Thriller
Duração: 113 minutos
Distribuidora: Columbia Pictures
______________________________________________________________

por Felipe Edlinger
23 de junho de 2008
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Powered By Blogger