por Felipe Edlinger
31 de dezembro de 2007
______________________________________________
Outra estação se foi e estou vendo, uma vez mais, os longos e ensolarados dias de verão chegarem. Logo, as águas os levarão de volta e o ciclo se reiniciará novamente.
Nem sempre pensamos nos efeitos que um simples final de ano tem sobre nós e sobre nossas vidas. Nem sempre pensamos em como as pessoas que nos cercam planejam começar a nova fase, em que promessas fizeram, em que desejos apostarão suas fichas, em qual futuro se fará realidade nos próximos dias.
Hoje é um dia para reflexões, para o balanço anual de pensamentos que guiará nosso amanhã. Ou pelo menos, deveria. Ultimamente, passamos por situações tão contrastantes que me pergunto o valor de tudo o que nos ocorreu neste último ano. Somente sei que nos vale de aprendizado.
Foram momentos alegres, e alguns tristes e assustadores, que chegaram com a velocidade de um choque. E alguns deles, permanecem gravados como imagens recentes em nosso córtex. Para o bem ou para o mal. Creio que para o bem. A vida é feita de experiências e o que elas nos trazem de melhor são os ensinamentos raros, muitas vezes imensuráveis. Se algo foi bom, faça novamente; caso contrário, pense diferente, e melhor.
Não gosto de pensar e discutir sobre o que é certo e o que é errado porque isso depende do repertório e das crenças de cada um de nós. Porém, o balanço que fazemos ao final de cada dia é o que nos diz o nosso caráter. Sintam-se bem consigo mesmos.
Gosto de pensar que a vida é um equilíbrio entre forças, portanto não teremos a vida perfeita porque isso faz parte de uma ilusão e, cá entre nós, não teria a menor graça se conseguíssemos tudo sem esforços. E também se alegrem porque o marasmo nunca será eterno. Sem hipocrisia alguma, dias melhores virão. De uma maneira ou de outra, é um grande motivo para sorrirmos sempre.
Natal e o novo ano são, para mim, momentos de tristezas e alegrias. A dubiedade é facilmente explicável; quando um ciclo se fecha, uma parte de nós morre para sempre, mas ao novo início, a renovação trás forças suficientes para um recomeço ainda melhor. Mas as lembranças permanecem e elas também nos fazem continuar, nos fazem olhar para o futuro, nos fazem encarar novos desafios.
Cada momento de tristeza é suplantado por outros de imensa alegria; cada amigo que se vai entrega as chaves para mais outros tantos que ainda não conhecemos; cada decepção é apenas um motivo para nos surpreendermos cada vez mais; cada coração que se parte encontra a cura em mais uma nova paixão.
Tudo isso faz parte de algo que sempre desejo a todos: felicidade. Em minha singela opinião, felicidade é o resumo de tudo que podemos desejar em nossa existência; de grandes amores a dinheiro no bolso, de viagens de férias a bolinhos de chuva, de sucesso na carreira a cheirinho de bebê novo, de animais de estimação a um bom livro, de filmes clássicos a um abraço honesto de amigo. Sucesso. Sucesso na vida. É isso!
Além disso tudo, felicidade é tentar ser melhor, com sinceridade. Cultivar os poucos e bons amigos e fazer de tudo para que eles não deixem de ser importantes para nós. Pensar melhor antes de tecer comentários sobre pessoas com as quais nos importamos. Encarar as conseqüências de nossos atos como pessoas responsáveis. Deixar transparecer quando gostamos de alguém. Cumprir nossas promessas ou, ao menos, tentar verdadeiramente torná-las realidade. Aprender com nossos erros, avaliar nossos deslizes e tentar não voltar a fazê-los. Eu tentarei, mais uma vez.
Façam planos, alguns mirabolantes, outros mais realistas. No final, são eles que moldarão o desejo pela vida e a chama acesa em cada um de nós. Não deixem o stress e o desespero tomar conta do cotidiano, é sempre bom parar um pouco e avaliar a quantas anda nossa saúde. Dediquem tempo às paixões, sejam elas por pessoas, por hobbies, pelo trabalho, ou até mesmo pelos times do coração; apenas me garantam que elas não se tornarão obsessões.
Se a vida parecer a mesma por muito tempo, saiam um pouco da mesmice e da rotina. Pratiquem ações diferentes, sempre que possível. O segredo da vida é não se deixar levar e não permitir que o tédio e o ócio tomem conta de nosso tempo. Comecem devagar, passeiem no parque da cidade, visitem amigos que há tempos não viam, visitem novas cidades, saiam de casa, vocês irão gostar. Não procurem dar valor somente às coisas grandes, mesmo tendo planos mirabolantes, mas preocupem-se também com os detalhes. Acredito que são eles que nos trarão mais sorrisos e boas lembranças. Eternas lembranças.
Sorria. Abrace. Cumprimente. Deseje um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. É isso que faço agora, a todos vocês. Todos meus bons amigos e famílias. Meus amigos da família e minha família de amigos.
E, antes de qualquer coisa, agradeço. Agradeço pelas grandes aventuras, pelas piadas, pelas noites de descontração. Pelos sonhos, pela compreensão, pelas discussões acaloradas, etílicas ou não. Pelos amores, pelo convívio, pelos sacrifícios e pelas realizações. Agradeço pela amizade, pelo carinho, pelo estar ao lado. Agradeço pela vida, acima de tudo.
Um feliz Natal e um (mais do que) Próspero Ano Novo!!!!