
Dirigido por Betty Thomas
Em todas as escolas, podemos encontrar o estereótipo de John Tucker, que é mostrado neste filme. John é "o Cara" com "C" maiúsculo. Todos os populares o amam e todos os nerds o odeiam. Nada mais comum para uma vida de adolescentes com hormônios em polvorosa.
Lembro até hoje de minha época de colégio, quando tínhamos um colega que todos achavam engraçado, mesmo quando ele não era. Aquele "John" poderia contar qualquer piada sem graça (inclusive as de pontinhos e elefantes), que todas as pessoas da sala cairiam em gargalhadas. Em compensação, havia o típico gordinho feio e chato, apelidado de Geléia (nem ao menos sei o porquê... hehehe), que todos adoravam sacanear. Por mais engraçada que fosse a história que ele contasse, todos fariam "buuuuu" ou "dããããã". Simplesmente assim, John Tucker e não John Tucker.
John Tucker (Jesse Metcalfe) é o cara mais popular da escola. Capitão do time de basquete, ele é o modelo para todos os garotos e o sonho de consumo de todas as garotas. Talentoso, sexy, elegante e galanteador, ele namora três garotas, ao mesmo tempo: Heather (Ashanti), a líder de torcida, Beth (Sophia Bush), a mulher "experiente", e Carrie (Arielle Kebbel), a melhor aluna e líder nata. Por uma coincidência, elas ficam sabendo que namoram o mesmo cara, ao mesmo tempo, e resolvem bolar um plano infalível para acabar com a raça dele. É aí que entra a novata na escola, a tímida Kate (Brittany Snow), que vira a isca perfeita para descobrir os pontos fracos de John e, então, leválo a uma derrota que ele nunca mais esquecerá.
Normalmente, amamos ou odiamos os John Tucker da vida, não havendo meio termo. Mas aqui, é bem possível simpatizar com o protagonista, mesmo porque as situações em que ele é envolvido o elevam ao real patamar de "o Cara". Todas Contra John é surpreendentemente engraçado, com situações hilárias, que se tornam ainda mais engraçadas pelas diversas maneiras (absurdas ou incríveis, como prefiram) como John se safa delas.
O trio de namoradas traídas é um espetáculo, com exceção, talvez, da "cantriz" Ashanti, que encarna, sem graça alguma, a líder de torcida com atitude e vagabunda convencida. Em compensação, Sophia Bush continua linda como sempre foi na série One Tree Hill. Arielle Kebbel completa o trio, mais gracinha do que nunca, agora com mais postura do que em American Pie 4: Tocando a Maior Zona.
Um destaque vai para o próprio Jesse Metcalfe, que encarna o tal John do filme, com comportamento condizente a sua condição de rei do pedaço. Outro vai para a simpatia da loirinha Brittany Snow, do seriado American Dreams, e que também atuou ao lado de John Travolta, no novo Hairspray. Meiga como nas outras produções pelas quais passou, ela se revela tão "boa" (sim, com duplo sentido) quanto as amigas da produção. Da mesma maneira que Rachel Leigh Cook deixou de ser a nerd sem graça para virar um mulherão em Ela é Demais (1999).
O roteiro do filme não tem nada de mais, mas uma história bastante simples que garante o tempero com as situações cômicas. O resultado é bom para a proposta e poderia até servir de exemplo para pretensos reis da comédia que andam surgindo por aí. Nada complexo, simplesmente engraçado. E com um final que dá um tom mais irônico à trama, que muitos irão gostar.
A direção é digna de filmes da Sessão da Tarde, da Rede Globo, por manter aquele climão de filme com pipoca e Guaraná. Isso graças a diretora Betty Thomas, realizadora de filmes regulares, daqueles que não mudam nada em nossa vida, mas que garantem alguns momentos interessantes. Ela fez comédias como Doutor Dolittle e Eu, Espião, e ainda dramas como 28 Dias.
Com relação à Todas Contra John, diz a lenda que ela quis fazer a versão adolescente de O Clube das Desquitadas, de 1996, com Goldie Hawn, Bette Middler e Diane Keaton.
O roteirista Jeff Lowell faz seu debut em filmes para o cinema, depois de mais de dez anos roteirizando séries para a televisão. Sua próxima obras nos cinemas é Um Hotel Bom pra Cachorro, comédia infantil água-com-açúcar que estréia em 2009.
Todas Contra John é uma comédia adolescente que arranca diversas risadas da platéia, sem ser escatológica como o padrão americano do gênero, nos dias de hoje. Mesmo sendo um filme para adolescentes, os adultos também se divertem à beça, tanto homens quanto mulheres; os homens pelo fato d'o Cara se safar de todas, as mulheres, pelos planos mirabolantes para se vingar dele. De qualquer maneira, é sempre por causa de John Tucker.
Nota: 6,0/10
Direção: Betty Thomas
Roteiro: Jeff Lowell
Elenco: Jesse Metcalfe & Brittany Snow & Ashanti & Sophia Bush & Arielle Kebbel & Penn Badgley & Jenny McCarthy
Estréia: Julho de 2006
Gênero: Comédia
Duração: 89 minutos
Distribuidora: 20th Century Fox
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
23 de novembro de 2008
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
23 de novembro de 2008
______________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário