
Dirigido por Walter Hill
É verdade que todos nós conhecemos Ralph Macchio por seu papel como Daniel LaRusso, da trilogia inicial Karatê Kid, da qual o terceiro filme (sem contar o quarto, com Hillary Swank - pasmem!) pode ser sumariamente descartado. É também verdade quem, infelizmente, nos esquecemos de algumas pequenas pérolas que fazem parte da carreira do ator, como Vidas Sem Rumo (1983) e este A Encruzilhada (1986).
Realizado pouco antes do segundo capítulo da saga de Daniel LaRusso e Sr. Miyagi, A Encruzilhada é uma homenagem ao puro Blues, estilo musical original da região do Delta do Mississipi, nos Estados Unidos. Com uma trilha sonora de arrepiar tanto amantes da música quanto meros consumidores de tabela, a trama tem como pano de fundo a história de Robert Johnson, um bluesman marcante (e dos mais famosos), que cantava, tocava guitarra e escrevia suas próprias músicas.
Morto aos 27 anos, com apenas 29 canções gravadas, ele influenciou e continua influenciando uma série de músicos e bandas como Bob Dylan, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, The Rolling Stones, Eric Clapton e Jack White. É, inclusive, considerado por alguns como o pai do rock 'n' roll.
A Encruzilhada é um bom trabalho de Walter Hill, que há tempos não dirige algo de qualidade. Por outro lado, a década de 80 foi de boa safra para o veerano de quase 70 anos, com algumas produções de presença, como Cavalgada dos Proscritos, 48 Horas e Ruas de Fogo. Além disso, foi o trabalho de debut de John Fusco, que também tem no currículo o clássico cult Young Guns e sua seqüencia, e os recentes Mar de Fogo e O Reino Proibido. Uma ótima associação de produtores de alto quilate.
Euge Martone (Ralph Macchio) é um brilhante guitarrista que sonha em ser um famoso bluesman. Ele quer gravar a música perdida de Robert Johnson, famoso guitarrista das origens do blues e, dessa maneira ser reconhecido e respeitado no cenário musical. Para tal, ele convence o músico Willie Brown, antigo parceiro de Johnson a ensiná-lo tal música. Porém, Willie o leva em uma jornada até o delta do Rio Mississipi, onde tudo começou, com um pacto com o próprio diabo.
A obra de Walter Hill é um road movie delicioso; não tão bom quanto outros mais famosos como Thelma e Louise, Diários de Motocicleta e Sideways - Entre Umas e Outras, mas com qualidades marcantes. O diferencial em favor da obra de Hill é, como já mencionado, a trilha sonora de extremo bom gosto.
Quase que inteiramente escrita e tocada pelo guitarrista Ry Cooder, com a colaboração de ninguém menos do que Steve Vai, um dos grandes solistas dos últimos tempos, junto com Joe Sartriani e Stevie Ray Vaughan, a música do filme flui tão fácil como água entre dedos abertos.
Ralph Macchio, inclusive, realmente toca todas as músicas, demonstrando grande habilidade com uma guitarra elétrica nas mãos, reproduzindo os acordes criados por Cooder e Vai. O único momento em que ele recorre a um dublê (de peso, novamente Steve Vai) é durante a cena o duelo final, na casa de shows do diabo em pessoa, a cena mais "cabeluda" do filme.
O duelo final, diga-se de passagem, é um primor de riffs de guitarra e seqüencias pesadas de dedilhados vigorosos e impositivos. Deixando o blues um pouco de lado e trazendo à tona o bom e velho rock 'n' roll. A cena de quase 10 minutos é um dos melhores duelos musicais do cinema e mostra Steve Vai (novinho, aos 26 anos) em sua melhor forma. Tanto que ele mesmo dubla Ralph Macchio, nos momentos mais crônicos do clássico duelo. A última parte do confronto, chamada de "Eugene's Trick Bag" é uma variação de um clássico de Paganinin, elevada as maiores notas pelos talentos do ator e do músico.
O filme é bom, Ralph Macchio e Joe Seneca são eficientes, mas o chapéu tem que ser realmente tirado para a musicalidade da obra. Para se ter na estante mas, acima de tudo, na vitrola. Ou melhor, no iPod porque, como diria o personagem de Joe Seneca, Willie Brown, "já faz tempo que inventaram a eletricidade".
Nota: 6,4/10
Direção: Walter Hill
Roteiro: John Fusco
Elenco: Ralph Macchio & Joe Seneca & Jami Gertz & Robert Judd & Steve Vai
Estréia: Março de 1986
Gênero: Drama
Duração: 96 minutos
Distribuidora: Columbia Pictures
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
14 de outubro 2008
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
14 de outubro 2008
______________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário