...e assim caminha a humanidade...

"Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingí-la." (Salvador Dali)
"Et quacumque viam dederit fortuna sequamur." (Virgílio)
"Always think about a coloured tequila sunrise life." (Felipe Edlinger)
"Foda-se a balada, o que importa é a companhia." (Felipe Edlinger)
______________________________________________________________

sábado, 13 de setembro de 2008

[MovRev] Grande Dave

(Meet Dave)

Dirigido por Brian Robbins

Duas coisas a serem ditas à respeito de Grande Dave, que de grande não tem nem o título: eu gostava das comédias de Eddie Murphy e filmes de ficção científica bem feitos não são para qualquer um.

Mr. Murphy costumava ser um comediante de primeira linha, junto a outros tantos saídos do incrível Saturday Night Live, como Billy Crystal, James Belushi, Chevy Chase, Bill Murray, Adam Sandler e outros gigantes da comédia americana. No processo de saída do SNL, ele fez bons filme como 48 Horas, Trocando as Bolas, Um Príncipe em Nova York e o excelente Um Tira da Pesada, que rendeu uma trilogia e uma música tema que cisma em não sair da cabeça das pessoas. Já nada década de 1990, Murphy virou referência ainda mais na arte da comédia com os bons remakes de O Prodessor Aloprado e Dr. Dolittle. Mas foram filmes como Santo Homem, Eu Espião, A Creche do Papai e Showtime que começaram a deixar o nome do ator em descrédito. Com a bombástica trilogia (até o momento) Shrek e seu burro falante e o elogiadíssimo Dreamgirls, Eddie Murphy parecia ter voltado ao topo das paradas de sucesso mas, infelizmente, ele deslizou de novo, com Norbit, e um ano depois com este O Grande Dave.

Parte da responsabilidade de ter feito de O Grande Dave um filme abaixo da média vai para a dupla de roteiristas Bill Corbett e Rob Greenberg, que nuca haviam feito um trabalho para cinema, tendo escrito somente trabalhos menores para a televisão. Isso não tira a parcela de culpa do diretor Brian Robbins, que não tem apenas O Grande Dave no currículo mas, também, o mencionado Norbit e Soltano os Cachorros, com Tim Allen. Porém, é óbvio que tudo isso não tira a parcela do próprio Eddie Murphy, que poderia ser um pouco mais seletivo com seus trabalhos para a telona.

Eddie Murphy é Dave, um alienígena diminuto que vem para a Terra em busca de uma rocha necessária para a existência em seu planeta. À bordo de uma nave no formato de... Eddie Murphy (!), ele (ou a nave) faz amizade com o garotinho Josh (Austin Lynd Myers), filho da mãe solteira Gina (Elizabeth Banks). No processo de recuperação da tal rocha, ele (a nava, também) tem que se fazer passar por humano e participar do cotidiano da vida da cidade de Nova York.

Se fosse um filme da Sessão da Tarde, a chamada poderia ter ficado da seguinte maneira: Eddie Murphy é uma nave espacial que vem para a Terra e que vai causar a maior confusão. Isso tudo para definir o nível de qualidade da produção.

Sem graça alguma, com piadas bobas e pouco inventivas, O Grande Dave é uma decepção, principalmente em função do trailer, que parece dizer que é a melhor comédia de Murphy dos últimos anos. Uma comédia barata, que ainda tenta colocar uma porção de lições de moral sobre amizade, amor, ética e outras baboseiras sentimentalóides do gênero (não que essas emoções sejam bobeiras, mas a simples menção em uma comédia como essa, sim! É bom deixar claro para que os xiitas de plantão não se pronunciem).

O filme demora a engrenar e, na verdade, quando parece que as coisas poderiam melhorar, o caldo desanda e as intenções da produção vão pelo cano. Nem as tradicionais caras e bocas de Eddie Murphy, que fizeram boa parte de sua fama, salvam o dia. E, nem ao menos, a risada marcante do ator é percebida durante os 90 minutos da trama.

Infelizmente, parece que o ator passou a ser uma referência para aquele outro Murphy, o da lei. Ou seja, se algo pode dar errado com ele, dará. Nesse caso, o errado se traduz por filme ruim.

Nota: 4,4/10

Direção: Brian Robbins
Roteiro: Rob Greenberg & Bill Corbett
Elenco: Eddie Murphy & Elizabeth Banks & Gabrielle Union & Scott Caan & Austyn Myers
Estréia: Agosto de 2008
Gênero: Comédia
Duração: 90 minutos
Distribuidora: 20th Century Fox
______________________________________________________________

por Felipe Edlinger
13 de setembro de 2008
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Powered By Blogger