
Escrito por Nicholas Sparks
Nicholas Sparks é um escritor bestseller de romances para todas as idades. Tanto que o camarada já vendeu mais de 43 milhões de cópias de seus livros, mundo a fora. Apenas para se ter uma idéia do tamanho da reputação dele, o mega sucesso de Dan Brown, O Código Da Vinci, fez com que ele chegasse a casa das 40 milhões de cópias. Ou seja, não é pouca coisa, não.
As histórias de Sparks têm tamanha repercussão que já renderam três adaptações para os cinemas: Uma Carta de Amor (Message ina Bottle), com Kevin Costner, Paul Newman e Robin Wright Penn, Diário de Uma Paixão (The Notebook), com Ryan Gosling e Rachel McAdams, e este Um Amor para Recordar (A Walk to Remember), com Mandy Moore e Shane West.
Seus livros são simples, porém com tramas poderosas que, normalmente, fazem chorar, em especial as mulheres. Sua escrita é ligeira e esperta, mesmo para temas mais complicados, e o desenvolvimento dos enredos é facilmente digerível, com capítulos cadenciados e sem pressa, que fazem com que os romances sejam devorados em algumas poucas horas.
Landon Carter, protagonista masculino de A Walk to Remember, é um adolescente como outro qualquer de sua pequena cidade: não gosta muito dos estudos, tem uma porção de amigos, e gosta de "vadiar" por Beauford, onde se passa toda a trama. Além dos hábitos-padrão de qualquer adolescente, ele também adora tirar chacota de outras pessoas, o que inclui Jamie Sullivan, protagonista feminina do livro, filha, também adolescente, do pastor local, Hegbert Sullivan, um idoso já na casa dos setenta anos, católico fervoroso e ranzinza.
Jamie é uma menina delicada, sincera, atenciosa com os outros e de enorme coração. Muito religiosa, como o pai, ela é diferente dos outros estudantes de sua escola e por isso (além de ser filha do pastor) ela é alvo dos comentários de todos.
Porém, uma coincidência faz com que Landon e Jamie passem por algumas experiências juntos, o que mostra a ele que ela é muito mais do que os outros podem ver.
A Walk to Remember é uma história sobre preconceitos e sentimentos verdadeiros. Um tipo de conto de fadas água com açúcar feito para agradar os mais sentimentais. Não que tenha grandes atrativos literários para todos os públicos, mas é uma bela história.
Recomendado para quem prefere um livro calmo, com bastante tempo para reflexão e que não se apressa demais em tecer todas as nuances da história. Como diz o próprio personagem do livro: "essa é minha história, primeiro você vai rir e depois chorar; não diga que eu não avisei".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.