terça-feira, 22 de julho de 2008

[MovRev] Tartarugas Ninjas - O Retorno

(TMNT)

Dirigido por Kevin Munroe

Era uma vez quatro tartaruguinhas perdidas no esgoto da cidade de Nova York. Afetadas por resquícios nucleares, elas sofrem uma transformação e viram tartarugas mutantes e são treinadas na arte ninja, pelo mestre Splinter, um rato também mutante que vive as margens da humanidade. Bonitinhas e muito bem humoradas, elas lutam contra o Destruidor e Krang para salvar o planeta Terra de constantes ameaças.

Agora, deixe de lado a série de desenhos animados engraçadinha das décadas de 1980 e 1990, clássica das manhãs de Show da Xuxa. Faça uma força para não se lembrar dos filmes lançados na década de 1990, com os bonecões fantasiados; esqueça o Destruidor enlatado e o monstrengo Krang. Já era Rocksteady e Bebop, os bichos mutantes atrapalhados e imbecis.
Desta vez, pense no clima dos quadrinhos originais das Tartarugas Mutantes Adolescentes Ninjas, ou TMNT em inglês. O quê? Você não sabia que as Tartarugas Ninjas são baseadas em uma revista underground de história em quadrinhos? Ok, sem problemas, desta vez passa!

Esta animação do diretor e roteirista Kevin Munroe, estreante na função em longa-metragens de animação (e qualquer outro longa-metragem, para falar a verdade), supera as espectativas dos fãs e caracteriza o melhor produto dos répteis nas últimas décadas. Depois dos filmes-comédia da década de 1990, essa reprodução mais fiel das TMNT originais bota para quebrar e recupera todo o clima original dos personagens, que já foi ensaiado na última adaptação para desenhos.

Desenvolvedor de videogames, o diretor também trouxe muito do mundo dos consoles para a produção, o que a fez ganhar, e muito, em "jogabilidade" e ação, fazendo com que ficasse mais digerível pelos que procuravam pelo quebra-pau das Tartarugas. Com um estilo de animação ligeiro e bem desenvolvido, o filme da Imagi Animation Studios não faz feito frente a nenhuma grande empresa da indústria da animação, como Pixar e DreamWorks. Tanto que a futura nova versão de Astro Boy, a ser dublada por Fred Highmore, será animada por eles.

As quatro tartarugas não são mais mostradas como extremamente divertidas, como as do antigo desenho, mas muito mais carrancudas e sisudas como as das produções mais recentes, e de acordo com os quadrinhos originais. Leonardo continua o líder, porém mais incisivo; Rafael ainda é o temperamental, cada vez mais raivoso com a liderança de Leo. Donatello e Michelangelo fazem a dupla mais descolada e divertida, sendo Donny o abobalhado inventor e Mike, o estabanado e ingênuo.

Leonardo (voz de James Arnold Taylor) foi embora e vive exilado, enviado por Splinter (Mako) para aprimorar seu treinamento e se tornar um líder melhor. Enquanto isso, seus irmãos Rafael (Nolan North), Michelangelo (Mikey Kelley) e Donatello (Mitchell Whitfield) ficam sem rumo em casa. Coincidentemente, April O'Neil (Sarah Michelle Gellar) encontra Leonardo em um lugar da América do Sul, e o convence a voltar para casa. Quando ele retorna, tem que acertar as contas com Rafael, rancoroso por sua partida, e ainda liderar o quarteto contra forças do mal que aparecem depois de 3 mil anos, invocadas pelo milionário Winters (Patrick Stewart).

O ar sombrio e carregado do longa é o mais adequado para a história das quatro tartarugas mutantes, em uma cidade escura, frequentemente chuvosa e cheia de ameaças monstruosas. Praticamente toda a trama se passa à noite, o que vem a calhar para acentuar o lado dark dos personagens.

A animação é primorosa; com roteiro e câmeras de videogames, coloca o espectador no lugar das tartarugas, principalmente nas seqüencias finais do filme, quando o grupo luta contra centenas de ninjas inimigos. Com "jogabilidade" perfeita, é como pegar um joystick e assumir o comando da batalha. Para uma produção de uma empresa não tão conhecida, sujos primeiros trabalhos foram a série chinesa Zentrix e a animação Highlander: The Serach for Vengeance, a reunião de dubladores famosos e de peso comprova que o projeto só poderia ser de primeira linha: Laurence Fishburne é o narrador da trama; Chris Evans faz o papel de Casey, o vigilante doidão dos desenhos, namorado da repórter April O'Neil; enquanto Sarah Michelle Gellar é a própria April. Patrick Stewart, o Professor Xavier, de X-Men, dubla Winters, milionário imortal que envoca 13 monstros de outra dimensão; enquanto Mako, grande ator japonês, morto em 2006, dubla o mestre Splinter. Até Kevin Smith, diretor cult de Hollywood, dá o ar da graça e faz uma ponta como um cozinheiro de uma lanchonete.

E não interessa se você já era fã e viu os desenhos e filmes quando era criança. Ou se você colecionava figurinhas auto-adesivas e posteres dos personagens. Ou ainda se você nunca ouviu falar das tartarugas. O filme, por si só, é bacana do mesmo jeito. Falha, porém, em não apresentar, de maneira palatável, a origem das Tartarugas Ninjas. Mas, de qualquer maneira, COWABANGA!!!!

Nota: 7/10


Direção: Kevin Munroe
Roteiro: Kevin Munroe
Elenco: Chris Evans & Sarah Michelle Gellar & Mako & Laurence Fishburne & Mitchell Whitfield & James Arnold Taylor & Mikey Kelley & Nolan North
Estréia: Abril de 2007
Gênero: Aventura & Animação
Duração: 87 minutos
Distribuidora: Warner Bros. Pictures
______________________________________________________________

por Felipe Edlinger
22 de julho de 2008
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.