
Dirigido por Jeff Schaffer
Filmes de/ para adolescentes têm basicamente o mesmo padrão: mulheres, bebidas e aventuras sem noção. Da "clássica" série Porky's até a recente American Pie, os ingredientes são, quase sempre, os mesmos. E Eurotrip não foge à regra! E, também, não foge à regra de conter muitas cenas de enorme mau gosto, mas muito engraçadas.
Primeiramente, sou meio suspeito por ter gostado deste filme, uma vez que coincidiu com minha primeira aventura com uma mochila nas costas. Mas, de qualquer maneira, Eurotrip é um filme que, apesar dos pesares, tem um toque cômico muito latente. Ou melhor, pulsante.
Resumidamente, Eurotrip é mais um absurdo do cinemão americano, unicamente por representar (propositadamente) a visão norte-americana (generalizando aqui, por favor!) do resto do planeta, em especial a Europa, como explicitado pelo próprio título da produção. As piadas são tão estereotipadas que os mais conservadores poderiam até vir a querer proibir a exibição do filme. Mas que são engraçadas, ah, são muito engraçadas.
Assim como as piadas sobre o Brasil, e qualquer outro país do mundo, foram elevadas ao extremo na série animada Os Simpsons, que continuou fazendo sucesso, mesmo com os protestos de políticos e ONGs, Eurotrip faz graça com os países mais importantes da Europa. Para os quatro amigos aventureiros que vão para o antigo continente, os ingleses são todos bêbados e hooligans (aqueles torcedores fanáticos que mais querem brigas o tempo todo, do que realmente torcer), os alemães são adoradores de Hitler, os franceses vivem em praias de nudismo, os italianos são frutas (sim, no sentido figurado da palavra), os holandeses só pensam em sexo e drogas (é claro que a inspiração foi a lindíssima Amsterdã), e o leste europeu tem o câmbio mais favorável do planeta para os americanos, algo do tipo um centavo para alguns milhões. E, como não poderia faltar, eles acreditam que a Europa é um "ovo", sendo que Berlim ficaria nos quintais de Londres (!), ou ainda que um centavo de dólar americano seria capaz de comprar um hotel em Bratislava, na Eslováquia.
Scott (Scott Mechlowicz) é dispensado pela namorada Fiona (Kristin Kreuk) no dia da formatura. Depressivo, ele descobre (de uma maneira hilária) que seu correspondente alemão é, na verdade, uma garota, pela qual ele se apaixona. Sem pensar duas vezes, ele e seu amigo Cooper (Jacob Pitts) viajam para a Europa para se encontrar com Mieke, sua amada alemã. No meio do caminho, eles se encontram com os amigos gêmeos Jamie (Travis Wester) e Jenny (Michelle Trachtenberg), que mochilavam por lá, durante o verão. O que parecia ser apenas uma viagem entre amigos se torna uma verdadeira aventura quando eles, para chegar até Mieke, passam por Londres, Paris, Amsterdã, Bratislava, Berlim e Roma.
Eurotrip conta com um grupo bacana de jovens atores, não soberbos, mas bacanas, que dá conta do recado como os adolescentes americanos, sedentos por sexo e diversão sem medidas, que partem em uma aventura pelo desconhecido.
O quarteto principal é formado por Scott Mechlowicz (o Scott mencionado na trilha sonora), que estrelou os bons Quase um Segredo (2004) e Poder Além da Vida (2006). Seu parceiro cômico, o endiabrado (e tarado) Cooper é interpretado por Jacob Pitts, que esteve recentemente em Across the Universe (2007) e Quebrando a Banca (2008). Travis Wester (o nerd bobão do filme), por sua vez, ficou pulando de seriado em seriado, sem engajar em nada por muito tempo. E o destaque da trupe, a gatíssima Michelle Trachtenberg é, com certeza, mais conhecida como a irmã mais nova, Dawn, da caça-vampiros Buffy (Sarah Michelle Gellar). Esteve em Inspetor Bugiganga (1999), aos 14 anos, Sonhos de Gelo (2005), a tranqueira Natal Negro (2006), entre outras obras menos interessantes (ainda), o que prova que beleza, realmente, não é tudo.
No corpo de coadjuvantes, a linda Lana Lang do seriado Smallville, Kristin Kreuk, faz uma ponta minúscula, mas muito sensual. O sempre engraçado (e ex-jogador violento de futebol) Vinnie Jones, encarna um papel perfeito para ele: o de um hooligan inglês, torcedor do Manchester United. E até Matt Damon aparece, como um vocalista de banda pegador, em uma ponta sem propósitos, mas bacana!
A trilha sonora é uma beleza a parte, contando com nomes relevantes, desde Wakefield e Jet até Frankie Goes to Hollywood e os franceses do Chapeaumelon. Isso, sem contar com os engraçadinhos do Bloodhound Gang, a tecneira do The Chemical Brothers e a baladinha do Whiskeytown. Destaque para 99 Red Balloons (versão da canção de Nena, em alemão e inglês, pelo ótimo Goldfinger) e Donna Summer, com o hit Hot Stuff, que garante um dos momentos mais engraçados do filme. Enquanto isso, a trilha sonora criada especialmente para o filme, Scotty Doesn't Know (algo como "Scotty não sabe", uma alusão ao fato do personagem principal estar sendo traído pela namorada Fiona), da desconhecida banda Lustra, além de sua versão remix, se revelam músicas de pegada grudenta, que dificilmente são esquecidas.
O trio de amigos Jeff Schaffer, Alec Berg e David Mandel, faz um ótimo trabalho de comédia em Eurotrip, na direção e na roteirização. Também, com a experiência desses camaradas, não é muito provável que façam um trabalho ruim. Schaffer foi produtor e roteirista da série Seinfeld. Berg tem o mesmo no currículo. E Mandel também conta com a mesma experiência, com exceção de que ele escreveu mais de 60 episódios do Saturday Night Live. Com uma vivência dessas, só poderia ser produzido e roteirizado um filme de enormes bobeiras mas de, também, enorme diversão.
Apesar dos estereótipos e do besteirol desenfreado, Eurotrip é diversão gratuita, com direito a muitas risadas de bônus. Ainda mais porque o próprio filme não se leva muito a sério, em nenhum momento. E, ainda por cima, bate (ou faz bater) aquela senhora vontade de pegar uma mochila, colocar nas costas, definir um destino e cair na estrada, sem saber o que está por vir. Principalmente para quem já fez seu próprio Eurotrip um dia!
Nota: 7,1/10
Direção: Jeff Schaffer
Roteiro: Alec Berg & David Mandel
Elenco: Scott Mechlowicz & Jacob Pitts & Kristin Kreuk & Michelle Trachtenberg & Travis Wester & Vinnie Jones & Jessica Boehrs
Estréia: Fevereiro de 2004
Gênero: Comédia & Aventura
Duração: 93 minutos
Distribuidora: DreamWorks SKG
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
23 de dezembro de 2008
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
23 de dezembro de 2008
______________________________________________________________