sábado, 22 de setembro de 2007

[MovRev] Jovens, Loucos e Rebeldes

(Dazed and Confused)

Directed by Richard Linklater

Se você curtiu os anos 70 ou se não teve a oportunidade e gostaria de ter uma idéia, este é um dos filmes que vão te deixar de água na boca.

Na verdade, essa comédia despretensiosa retrata uma geração onde os adolescentes eram irresponsáveis, só queriam saber de sexo, bebidas e drogas e não davam a mínima para as aulas. Hmmm, onde eu já vi isso antes?

Basicamente, o filme gira em torno do último dia de aula no verão de 1976, quando veteranos caçam calouros para aplicar diversos tipos de trotes, até o dia virar noite, e todos se reunirem em uma festa para beber cerveja e fumar maconha até cair.

Carros clássicos, velozes e coloridos dão o charme da ambientação do filme, assim como os trajes setentistas dos alunos, sempre coloridos e apertados, mostrando que moda é uma questão de estilo.

Richard Linklater, diretor do filme, também foi responsável por diversos outros filmes bacanas, que para alguns são até cult: Antes do Amanhecer, Escola do Rock, Antes do Pôr do Sol, A Scanner Darkly.

Jovens, Loucos e Rebeldes flui solto durante todos os quase 100 minutos de diversão e pequenas imprudências juvenis. São diversas situações pelas quais todos nós (inclusive os nerds) já passaram, ao menos um dia na vida, seja uma noite de bebedeira, ligas esportivas infantis, último dia de aulas, contato com drogas ou amassos dentro de carros.

O segredo para essa sessão da tarde ser tão agradável é o fato de não existir um roteiro propriamente dito; não existe um final apocalíptico, muito menos histórias sobre lições de moral, não há a necessidade de interpretações soberbas ou momentos de reflexão. O que vemos é apenas uma pura e simples história comum, que acontece todos os dias, com todos os tipos de pessoas. Por isso, nos identificamos tanto com o que é mostrado na tela.

Para quem realmente curte cinema, é muito bacana poder ver alguns astros, de blockbusters e filmes Lado B, em seus primeiros momentos em Hollywood. Entre eles, vemos algumas estrelas tarimbadas como Matthew McConaughey, Ben Affleck e Milla Jovovich, e outros que são presença constante em filmes "direto para vídeo", como Jason London, Rory Cochrane, Adam Goldberg, Anthony Rapp e Joey Lauren Adams.

Como sempre falo sobre as trilhas sonoras, neste caso, não poderia nem pensar em deixar batido, afinal de contas, para um filme ambientado na década de 70, (boa) música é o que não pode faltar. Entre as várias faixas, temos Kiss, Alice Cooper, ZZ Top, Nazareth, Sweet, Lynyrd Skynyrd, DeepPurple, Black Sabbath, entre outros, que tornam a diversão ainda mais intensa e insana.

Provavelmente, ninguém colocará este filme na lista dos cinco, dez ou cem melhores, mas ele sempre estará em um canto da prateleira para ser visto a qualquer hora, em qualquer momento, com qualquer companhia descolada, apenas para ter alguns momentos agradáveis de passatempo barato.

No resto, só nos resta tomar algumas doses, esperar o corpo ficar amortecido, deitar na cama, colocar os fones de ouvido, e ver o mundo girar.

Nota: 6/10

Felipe Edlinger
22 de setembro de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.