
Dirigido por Steven Brill
Esta é uma produção atípica de Owen Wilson. Normalmente, ele faz filmes direcionados para o público adulto, sejam comédias descaradas, como Penetras Bons de Bico, Bater e Correr e Dois é Bom Três é Demais, ou ainda produções mais "estranhas" (e deliciosas, diga-se de passagem), como Os Excêntricos Tenenmbauns, A Vida Aquática de Steve Zissou e Viagem a Darjeeling.
Quase sempre, Owen Wilson rouba a cena com seus personagens excêntricos e desajustados. Porém, aqui, o que ocorre é exatamente o contrário, as cenas são roubadas dele. Primeiro, porque o roteiro não o privilegia e o trata como um mero coadjuvante; segundo, porque os três garotos protagonistas são esquisitos o suficiente para chamar mais atenção.
Drillbit Taylor (Owen Wilson) é um vagabundo de primeira grandeza. Ele mora em um parque, come restos da lata de lixo, tomar banho em uma ducha de praia e pede esmolas onde pode. Wade (Nate Hartley), Ryan (Troy Gentile) e Emmit (David Dorfman) são três crianças, naturalmente perdedores, que, logo no primeiro dia de escola, arrumam confusão com os valentões do colégio. Tentando não apanhar mais na escola, os garotos colocam um anúncio para contratarem um guarda-costas para protegê-los de seus algozes. O único que topa a oferta é o próprio Drillbit, que apenas quer se aproveitar da inocência e desespero dos moleques para faturar alguns dólares.
Seth Rogen ficou famoso por protagonizar o, em minha opinião, superestimado Ligeiramente Grávidos, e escrever o roteiro do engraçado Superbad - É Hoje. Aqui, o roteiro também é dele, mas não apresenta nada de muito bacana, principalmente por não aproveitar o talento de Owen Wilson como astro de comédias. Para quem está acostumado com as piadas mais adultas e ácidas das comédias modernas, achará o humor deste filme bastante fraco e pouco inspirado, remetendo sempre as comédias infantis bobocas dos anos 90.
Além das piadas sem graça, ainda há espaço para pequenas lições de moral que apenas tornam o resultado cada vez mais insosso, conforme o final do filme vai chegando. A necessidade crescente de se criar obras politicamente corretas, depois de uma leva de produções ofensivas e ultrajantes, já está se tornando um fardo para quem, simplesmente, quer se divertir no cinema, vendo uma boa comédia - leia-se "boa comédia" onde se dê muitas risadas. Talvez, as únicas partes que, realmente, dêem um pouco de alegria para os fãs sejam a imitação da primeira cena de luta de Clube da Luta e o ressurgimento de Drillbit quase no final da trama.
Talvez as crianças acabem achando o filme mais atrativo, até mesmo por se identificarem com os personagens principais, sendo que um deles é magrelo de dar dó, outro é um gordinho miniatura de Jonah Hill, do filme Superbad - É Hoje, e o último é um bocó que faz os amigos parecerem espertos. Mas é só, é mais um filme infantil do que qualquer outra coisa. Até mesmo os piores American Pie são mais engraçados e mais inspirados. Ok, talvez seja um exagero, mas acredito que a idéia tenha sido captada.
Curiosidade para Shaun Weiss, como um motorista de ônibus, em uma ponta de poucos segundos. Para quem não se lembra, ele foi o Goldberg, goleiro de hockey do time dos Mighty Ducks, no filme Nós Somos os Campeões, e nas sequências D2 e D3. Adam Baldwin, do pequeno clássico da Sessão da Tarde, Cuidado com Meu Guarda-Costas, também faz uma ponta como um candidato a protetor dos moleques.
Owen Wilson, apenas uma sugestão à você: volte a fazer o que você sabe fazer de melhor: as comédias para adultos, nem que elas sejam idiotas ou pouco inovadoras. Ao menos, você garante a fidelidade de seus antigos e verdadeiros fãs.
Nota: 4,8/10
Direção: Steven Brill
Roteiro: Kristofor Brown & Seth Rogen
Elenco: Owen Wilson & Nate Hartley & Troy Gentile & Leslie Mann & Alex Frost
Estréia: Abril de 2008
Gênero: Comédia
Duração: 109 minutos
Distribuidora: Paramount Pictures
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
13 de outubro de 2008
______________________________________________________________
por Felipe Edlinger
13 de outubro de 2008
______________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.