quarta-feira, 1 de outubro de 2008

[MovRev] Ela Dança, Eu Danço

(Step Up)

Dirigido por Anne Fletcher

Primeiro, tenho uma aversão enorme à música que tem como refrão o cretino título em português deste filme (Ela Só Pensa em Beijar, de MC Leozinho - quem?!?!). Com a profundidade de um pires, uma música (se pode ser chamada assim) que tem "falei com DJ pra fazer diferente, botar chapa quente, pra gente dançar" como verso, não pode gerar muita afeição em um camarada como eu. Isto já basta para gerar uma antipatia logo de cara com este filme, a ponto de nem ao menos desejar vê-lo.

Porém, como todo bom cinéfilo que se preza, penso sempre que não podemos julgar um filme pelo cartaz (adaptação chula daquela história do "livro pela capa"), o que, sinceramente, não seria tão ruim se o tivesse feito neste caso. O filme é uma complicação geral de histórias e temas, que culminam nas coreografias inventivas o elenco de dançarinos.

Tyler Gage (Channing Tatum) é um garoto pobre que adora dançar e se meter em pequenas confusões, com o melhor amigo Mac Carter (Damaine Radcliff) e o pequeno irmão Skinny Carter (De'Shawn Washington). Até que um dia eles invadem e destroem algumas propriedades da Escola de Arte de Maryland e Tyler é preso e sentenciado a 200 horas de serviços comunitários na própria escola. É lá que ele conhece Nora (Jenna Dewan), uma estudante rica que tem uma promissora carreira artística pela frente como intérprete e dançarina. Como ela perde o parceiro de dança para a apresentação final, ele se propõe a ser seu par para a ocasião. Assim que Tyler começa a se envolver cada vez mais com Nora, ele percebe que mundos tão distintos como os deles, dificilmente se encaixam na vida real.

O ator Channing Tatum ganha seu primeiro papel de destaque, depois de contracenar com Amana Bynes em Ela é o Cara. O único problema é que ele não causa nenhuma empatia e tem uma interpretação vazia, mostrando os dotes artísticos de uma porta, sem com as mesmas expressões. É verdade que ele consegue dançar, e muito bem, mas nada mais. É torcer para que ele consiga melhorar para fazer o Duke do esperadíssimo Comandos em Ação. Junto com a protagonista Jenna Dewan, que não coloca muita química verdadeira no relacionamento com o personagem de Tatum, eles mantém um clima insosso quanto atuam, com exceção de quando eles colocam para quebrar, dançando muito a vontade.

As cenas de dança são espetaculares, com coreografias inovadoras e com adorável perfeição, o que vale dar uma conferida. Mas, infelizmente, é só. Os números musicais são inspirados e conseguem deixar qualquer um de boca aberta e empolgado, mas o filme como um todo é irrelevante.

A trama do filme é sem foco, e não chega a se desenvolver completamente, ficando na superficialidade de um sem número de temas: os números musicais, a pobreza, o racismo, o relacionamento entre um garoto pobre e uma garota rica, desprezo do amigo bacana, sucesso com a arte, superação do garoto-problema. Muita informação em pouco tempo e não, necessariamente, convergindo em um ponto comum. Chega a cansar porque a trama não evolui. O melodrama toma conta em determinado ponto e não agrega nada e deixa o enredo um tanto quanto cansativo.

É ainda mais impressionante que tenha ganhado uma continuação, que, segundo a lenda, é ainda mais fraco que o original. Sabendo disso, posso dizer que, dessa vez, eu me recusarei a assistir.

Realmente, é uma produção para fãs do gênero, somente. Quem dança, canta, ou gosta de arte corporal moderna pode vir a gostar muito do filme, que não chega nem perto dos clássicos os anos 80 como Flashdance, Footloose ou Fama, ou ainda os mais antigos, como Embalos de Sábado à Noite e Grease. Falta carisma. Chega até a ser um sacrilégio compará-los a este Ela Dança, Eu Danço (sic MC Leozinho - quem, mesmo?!?!)

Nota: 5,3/10

Direção: Anne Fletcher
Roteiro: Duane Adler & Melissa Rosenberg
Elenco: Channing Tatum & Jenna Dewan & Damaine Radcliff & De'Shawn Washington & Mario
Estréia: Dezembro de 2006
Gênero: Drama
Duração: 104 minutos
Distribuidora: Touchstone Pictures
______________________________________________________________

por Felipe Edlinger
01 de outubro de 2008
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.