sábado, 6 de setembro de 2008

[MovRev] Dias Incríveis

(Old School)

Dirigido por Todd Phillips

Dias Incríveis é um filme que é muito mais bem apreciado se você já tem mais do que 25 anos. Não que ele não seja bem visto pelos olhos dos mais jovens mas, definitivamente, é um filme para quem já tem um pouco mais de bagagem, mas não muita para ser considerado um velhaco. Ah, e antes de mais nada, Dias Incríveis é ótimo!

Um filme que mostra um estágio da vida onde o constante pensamento do homem é reviver seus momentos de maiores glórias, livre das responsabilidades do mundo adulto, como casamento, filhos e trabalho. É um olhar para trás que tenta resumir os melhores dias de vadiagem e gandaia em uma fase da vida onde as prioridades são outras.

Os amigos Luke Wilson, Will Ferrel e Vince Vaughn estão de volta com mais uma comédia arrasadora, que proporciona picos enormes e constantes de diversão. Apenas para se ter uma idéia, esta é uma comédia ainda melhor do que outras reuniões dos amigos (juntos com Owen Wilson e Ben Stiller) como Dodgeball, Starsky & Hutch, O Âncora e Penetras Bons de Bico.

O diretor Todd Phillips, que é craque no assunto, já tendo dirigido Road Trip e o já mencionado Starky & Hutch, mantém o ritmo da produção sempre no alto, com piadas atrás de piadas (boas, por sinal), sem deixar a peteca cair. É claro que ele é sustentado pelo roteiro esperto, que ele mesmo ajudou a construir, ao lado do parceiro de longa data, Scott Armstrong, e, dessa maneira, os que mais ganham somos nós, os fãs (e homens com mais de 25 anos!).

Mitch (Luke Wilson) é um trintão que foi traído pela namorada. Frank (Will Ferrell) é um amigo de Mitch que acaba de se casar. Beanie (Vince Vaughn) é a ponta do trio que já é casado há um bom tempo, tem filhos e uma rede de lojas de eletro-eletrônicos. Quando Mitch se muda para uma casa dentro do campus da Universidade, os dois outros amigos vislumbram uma oportunidade de ouro para recobrarem os dias incríveis de farra dos tempos de mocidade. Porém, depois de uma noitada de exageros, eles são expulsos do local, pelo reitor da Universidade, um antigo inimigo dos tempos de colégio. Para ficarem, eles precisam montar uma fraternidade, que se viabiliza com pessoas que há muuuuuuito tempo passaram da idade universitária padrão.

Nem dá pra acreditar que o filme, pela definição do diretor Todd Philips, é uma versão comédia do neo-clássico Clube da Luta, de David Fincher. Existem referências por toda parte, desde a luta no porão, as fotocópias de propaganda feitas no trabalho, os colegas de trabalho implorando para entrar para o "clube", a cena do restaurante, a cena de iniciação para o clube, entre tantas outras. Até mesmo as roupas que os personagens principais usam durante o ritual de iniciação remetem a Tyler Durden.

Se fossemos contar o número de cenas hilárias, provavelmente teríamos que rever o filme do começo ao fim, ainda mais quando a produção conta com participações mais do que especiais de Jeremy Piven, Juliette Lewis e Sean William Scott, sem contar com a aparição não creditada de Terry O'Quinn, o John Locke da série Lost. E para completar o grupo seleto, ainda temos a MARAVILHOSA Elisha Cuthbert, depois do sucesso na série 24 Horas, como a chatinha Kim Bauer (o que não acontece aqui, muito pelo contrário...).

Para completar, a trilha sonora é de primeira linha, indo de Ryan Adams à Metallica e Snoop Dogg, que faz uma participação especial, chegando ao clássico de A Primeira Noite de um Homem, The Sound of Silence, interpretada por Simon & Garfunkel. Isso sem contar com as quatro vezes em que Here I Go Again, do Whitesnake, é tocada.

Dias Incríveis é um pequeno clássico da comédia contemporânea; para quem tem bom senso de humor, é claro. Especial para homens se divertirem com suas próprias viagens ou ainda, para algumas mulheres (seletas) se divertirem com as nossas neuroses. É programa para toda hora, assim como é relembrar os tempos de inconsequências, bebedeiras e loucuras. Assistir bêbado com os amigos ainda é a melhor pedida para uma quantidade infindáveis de risadas e gargalhadas.

Nota: 8,5/10

Direção: Todd Phillips
Roteiro: Scot Armstrong & Todd Phillips
Elenco: Luke Wilson & Will Ferrell & Vince Vaughn & Jeremy Piven & Ellen Pompeo & Juliette Lewis & Elisha Cuthbert & Perrey Reeves
Estréia: Fevereiro de 2003
Gênero: Comédia
Duração: 92 minutos
Distribuidora: DreamWorks Pictures
______________________________________________________________

por Felipe Edlinger
06 de setembro de 2008
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.