terça-feira, 10 de junho de 2008

[MovRev] Um Maluco no Golfe

(Happy Gilmore)

Dirigido por Dennis Dugan

Sempre adorei as comédias de Adam Sandler, em especial as que são o mais pastelão possível, a mais besteirenta possível e a mais sem-noção possível. Esta é a segunda comédia protagonizada por Sandler (a primeira é Billy Madison - Um Herdeiro Trapalhão, que viria a ser o nome de sua produtora) e seu primeiro grande sucesso, depois das peripécias do Saturday Night Live, o grande celeiro de comediantes da televisão norte-americana.

Deste filme pra cá, inúmeras comédias do mesmo padrão nasceram para encantar (ou seria deliciar) seus indecorosos fãs. Afinados de Amor, O Rei da Água, O Paizão, entre muitas outras, basicamente contêm os mesmos quesitos: piadas baixas, palavrões, um protagonista normalmente bobo e situações muito, mas muito esdrúxula.

Happy Gilmore (Adam Sandler) é um jogador de hockey frustrado, que não consegue jogar com os profissionais devido à sua falta de qualidade esportiva e sua agressividade exacerbada. Banido do esporte, quando descobre que sua avó não pagou os impostos dos últimos 20 anos e que vai perder a casa, ele se vê obrigado a fazer alguma coisa para conseguir o dinheiro. Descoberto por Chubbs Peterson (Carl Weathers), uma lenda do golfe, ele começa a jogar o nobre esporte devido a potência de sua tacada. Porém, ele apenas quer o dinheiro das premiações para ajudar sua avó. A tacada de Gilmore pode ser impressionante, mas sua técnica e, principalmente, sua atitude e comportamento merecem restrições por parte da Organização dos campeonatos. E enquanto ele tenta ganhar o dinheiro necessário, ele encontra um rival à altura: Shooter McGavin (Christopher McDonald), jogador profissional e grande campeão dos torneios.

O rol de situações estranhas e hilárias é acompanhado de personagens tão bizarros quanto o próprio personagem do protagonista. Além do violento e sem-noção Happy Gilmore de Sandler, alguns outros personagens merecem destaque, não por qualquer qualidade (existe alguma?), mas pela bizarrice como são apresentados. O rival de Gilmore, Shooter McGavin (Christopher McDonald) é um esboço mal feito do "grande" David Hasselhoff, "astro" da "série" S.O.S. Malibu, de 1989 à 2000. Enquanto isso, Carl Weathers, o eterno rival de Rocky Balboa, Apollo Creed, encarna o treinador de Gilmore, uma lenda do golfe que perdeu uma mão comida por um crocodilo. Isso sem contar com o gigante Richard Kiel (o Jaws da série James Bond) que faz um antigo chefe de Gilmore, que carrega um prego fincado na cabeça, resultado de uma das brincadeiras do personagem de Adam Sandler. Joe Flaherty, comediante de quinta, que participa de tudo aquilo que lhe oferecem, de filmes da TV a seriados ruins, completa o time de estranhos.

O diretor Dennis Dugan virou parceiro de Sandler desde este Um Maluco no Golfe, tendo dirigido também O Paizão, Eu os Declaro Marido e... Larry e o recente Zohan - O Agente Bom de Corte. Não que ele tenha grandes predicados na direção mas parece que se tornou um especialista em comédias desse tipo (que também fazem a alegria dos fãs), sendo responsável, também, por Um Ninja da Pesada, Segurança Nacional, Os Esquenta-Bancos, entre outros.

Assim como em boa parte de seus longas, Sandler é co-responsável pelo roteiro, o qual parece ter sido escrito para ele, como ator. Tirando este comentário mais do que idiota e lógico, a "magia" das produções da Billy Madison Productions começou aqui e se estende até hoje em quase todas as obras desse comediante de porte. E, se tudo continuar bem, estará presente em muitos de seus filmes vindouros. Sempre com a assinatura de Sandler, claro!

Nota: 6/10
______________________________________________________________

por Felipe Edlinger
10 de junho de 2008
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.