
Directed by Tom Hanks
Definitivamente, Tom Hanks é um cara que entende do riscado. Além de ser um dos maiores atores de todos os tempos, uma das caras mais conhecidas do cinema, um dos mais bem remunerados profissionais do mercado, o cara que emplacou mais filmes que renderam mais de 100 milhões de dólares na história, entre outros predicados, ele ainda consegue a façanha de escrever e dirigir esta comédia simpaticíssima sobre uma banda de Rock 'n' Roll que atinge o estrelato da noite para o dia.
A direção de Hanks é muito certeira, com um roteiro simples mas muito bem amarrado para sua primeira incursão nesta ceara. Ele consegue levar o trabalho com maestria, alternando bons momentos de diversão e musicalidade com alguns jovens talentos que hoje fazem produções mais grandiosas, como Tom Everett Scott, Liv Tyler, Steve Zahn, Charlize Theron e Giovanni Ribisi.
Como já comentado, o filme gira em torno de uma banda de Rock 'n' Roll formada por quatro amigos de colégio e o sucesso meteórico do hit That Thing You Do!, primeiro em concursos e restaurantes, depois na rádio local e, finalmente, nas paradas de sucesso do país todo. Inclusive, a música tema foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original de 1997.
Na verdade, toda a trilha sonora é ótima e casa muito bem com a caracterização dos anos 60, com um clima alegre e, ao mesmo tempo, saudosista. A presença de algumas músicas caracterizando a época ajuda ainda mais na sonoridade do filme, como Diane Dane, Freddy Fredrickson e The Chantrellines.
O sonho de qualquer criança e adolescente é bem traduzido pelo deleite dos quatro garotos com o sucesso, a repercussão do trabalho, sem mencionar a esteria e assédio das tietes em qualquer lugar que a banda toca, algo que lembra o saudoso Febre de Juventude, que contava a história de um grupo de fãs que fazia de tudo para chegar perto dos Beatles.
Porém, todo cometa ascende rápido e se apaga da mesma maneira, e o filme retrata o que, normalmente, faz desmoronar as bandas que começam a fazer sucesso: mulheres, egos, diversão descontrolada, deslumbre, focos em outros assuntos. Somente uma ou duas pessoas realmente interessadas em fazer música pelo simples prazer de tocar acabam não segurando a onda.
Aliás, é impossível não se identificar com o baterista Guy "Shades" Petterson (Everett Scott), que apenas se encontra na turnê pelo deleite de poder continuar tocando bateria. Talentoso e apaixonado pelo que faz, ele não liga a mínima para o sucesso, mas sim para a oportunidade de poder fazer o que sabe, e gosta.
Há também a namoradinha que todos nós queríamos ter, Faye Dolan, interpretada por Liv Tyler, maravilhosa como sempre e mais bela do que nunca. Ela, na verdade é a dedicada namorada de Jimmy Mattingly, o arrogante e ambicioso vocalista da banda, que apenas se importa pelo sucesso próprio. Ingênua e delicada, torcemos para que ela fique com Guy desde o começo do filme, uma vez que a química entre eles é muito mais forte do que entre ela e Jimmy.
Algumas cenas são por demais empolgantes, que nos deixam com um sorriso maroto no rosto, como a primeira vez em que That Thing You Do! toca na rádio local ou, então, quando Guy vai a um bar e escuta atentamente - e bêbado - o jazz de Del Paxton. O momento em que ele toca com Paxton, seu ídolo de infância, no final do filme, chega a ser contagiante.
Os veteranos também contribuem para a boa lista de personagens bacanas, como Bill Cobbs, que interpreta Del Paxton, Obba Babatundé (o Lando, de Guerra nas Estrelas) como o afável Lamarr, porteiro do hotel onde a banda fica em Hollywood, Rita Wilson, a garçonete Marguerite, e até Tom Hanks como o produtor musical Mr. White, mesmo apenas cumprindo tabela, não decepciona e cumpre sua parte. Para os curiosos, o cantor Chris Isaak faz uma ponta como Tio Bob, que grava o primeiro single dos Wonders em uma igreja.
Se você sentir vontade de tocar bateria ou guitarra depois de assistir o filme, não fique com vergonha. Muito menos se sentir necessidade de levantar do sofá e dançar ao som de That Thing You Do!
Nota: 7/10
Felipe Edlinger
25 de setembro de 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.